Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia17 de fevereiro de 2020Representação em Portugal

Programa Interreg da UE celebra 30 anos de iniciativas para aproximar os cidadãos

Em 2020 completam-se 30 anos desde o início do Interreg, o programa emblemático da UE que visa incentivar a cooperação territorial entre as regiões fronteiriças. O Interreg baseia-se em três vertentes de cooperação: transfronteiriça (Interreg A)...

Programa Interreg da UE celebra 30 anos de iniciativas para aproximar os cidadãos

No quadro deste ano comemorativo, Elisa Ferreira, Comissária responsável pela Coesão e Reformas, declarou:

«O Interreg é um programa que trago no coração. Enquanto instrumento único de cooperação, apoiado pelos fundos de coesão, o Interreg permite que as regiões e os países trabalhem em conjunto na superação de desafios comuns. Os projetos Interreg são exemplos concretos de que as fronteiras não têm de ser barreiras, mas podem constituir uma oportunidade de crescimento e de cooperação frutuosa. Ao longo dos últimos 30 anos, e graças a numerosos projetos apoiados pela UE, o Interreg proporcionou a mais de 170 milhões de europeus que vivem nas regiões fronteiriças uma maior aproximação, melhorou as suas vidas e criou novas oportunidades de cooperação.

A celebração dos 30 anos do Interreg ocorre num momento crucial da história da UE. Num momento em que enfrentamos graves desafios globais e locais, precisamos de reconquistar a confiança dos cidadãos e garantir resultados concretos. Há 30 anos que o Interreg se tem esforçado por não deixar ninguém de fora e por construir a Europa tijolo a tijolo. A intenção é prosseguir esta missão, mas também beneficiar desta ocasião comemorativa para questionar, repensar e dar novo impulso àquele que consideramos ser um valor fundamental na União Europeia: o espírito de cooperação, sustentado pela firme convicção de que juntos somos mais fortes.»

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
17 de fevereiro de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal