Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia5 de junho de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

Reforço da frota europeia de aviões de combate a incêndios do sistema rescEU

A fim de preparar a época de fogos florestais deste verão, a UE está a reforçar a frota europeia de aviões de combate a incêndios do sistema rescEU. A UE está a financiar aquisições, pelo Governo sueco, de dois novos aviões de combate a incêndios...

Avião de combate a incêndios

Capacidades de combate do rescEU

- A UE está a financiar sete Estados-Membros da UE para a colocação em comum dos seus aviões e helicópteros na frota de combate a incêndios de 2020 do rescEU, facilmente mobilizáveis para outros países em períodos de necessidade.

- A reserva de combate a incêndios do rescEU consiste em: 2 aviões de combate a incêndios da Croácia, 2 aviões de combate a incêndios de Chipre, 1 avião de combate a incêndios da França, 2 aviões de combate a incêndios da Grécia, 2 aviões de combate a incêndios da Itália, 2 aviões de combate a incêndios da Espanha, 2 aviões de combate a incêndios e 6 helicópteros de combate a incêndios da Suécia.

Medidas de preparação e de acompanhamento para a época de fogos florestais de 2020

A Comissão Europeia continuará a acompanhar e a coordenar a preparação da época de fogos florestais deste ano.

- O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência acompanhará a propagação dos fogos, em contacto próximo com as autoridades do país afetado.

- Os serviços e instrumentos de acompanhamento nacionais e europeus, como o Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais (EFFIS na sigla inglesa), disponibilizam uma panorâmica dos dados europeus provenientes dos programas nacionais em matéria de fogos florestais.

- Reuniões regulares com os Estados-Membros da UE e os Estados participantes no Mecanismo de Proteção Civil da UE, antes e durante a época de fogos, para troca de informações sobre o estado de preparação e os riscos de incêndio nos respetivos Estados.

- O serviço de gestão de emergências Copernicus da UE pode ser ativado para cartografar fogos florestais por satélite.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
5 de junho de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal