Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia10 de fevereiro de 2020Representação em Portugal3 min de leitura

Relatório bienal sobre o Sistema de Preferências Generalizadas

De acordo com o relatório bienal da Comissão Europeia sobre o sistema de preferências generalizadas («SPG»), as exportações para a UE provenientes dos 71 países beneficiários do SPG aumentaram para quase 184 mil milhões de euros. As exportações para...

Descarga de contentores

Graças ao sistema de preferências generalizadas, as exportações dos países em desenvolvimento para a UE não estão sujeitas a direitos de importação. Ao criar mais oportunidades de exportação, o sistema ajuda os países a combater a pobreza e a criar emprego respeitando os princípios de desenvolvimento sustentável. O relatório mostra, por exemplo, que países como o Sri Lanca, a Mongólia e a Bolívia foram mais eficazes na redução do trabalho infantil graças ao SPG.

A agenda comercial da UE contribui para a consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas em todo o mundo. As preferências incentivam os países beneficiários a tomar novas medidas para aplicarem efetivamente as convenções internacionais respeitantes aos direitos humanos, aos direitos laborais, ao ambiente e à boa governação.

Há ainda desafios a superar em muitos dos 71 países beneficiários do SPG, inclusive no que respeita às restrições impostas à sociedade civil e à liberdade dos meios de comunicação social, bem como ao acesso à justiça, aos direitos das minorias, à pena de morte e à liberdade de associação.

Os parcos progressos realizados, mesmo por alguns dos maiores beneficiários, levaram a UE a intensificar o acompanhamento e reforçar o seu empenhamento, sobretudo no domínio dos direitos humanos e direitos laborais.

No caso do Camboja, esta ação da UE traduziu-se no início do procedimento de suspensão temporária das preferências pautais, devido à violação grave e sistemática dos princípios das convenções fundamentais das Nações Unidas e da Organização Internacional do Trabalho.

O relatório analisa em que medida os países beneficiários do SPG usufruem do regime, bem como uma série de questões de ordem geral, tais como a liberdade de ação da sociedade civil, os progressos na redução do trabalho infantil e outras questões inquietantes relacionadas com o ambiente e a boa governação.

Neste relatório há exemplos de como a UE interage com todas as partes interessadas, nomeadamente, a sociedade civil, as organizações internacionais - em especial os organismos de controlo das Nações Unidas e da Organização Internacional do Trabalho - e as autoridades dos países beneficiários, para tornar o SPG mais eficaz e garantir que o comércio e os valores evoluem a par e passo.

A indústria da UE é um parceiro importante para tornar realidade o desenvolvimento sustentável, pois não só investe, produz e se abastece em países beneficiários do SPG como garante o cumprimento das normas laborais e ambientais internacionais.

O Sistema de Preferências Generalizadas da UE consiste em três regimes:

  • Um regime geral para os países de rendimento baixo e rendimento médio-baixo, que prevê a supressão total ou parcial de direitos aduaneiros em cerca de dois terços das posições pautais (15 beneficiários);
  • O SPG+ é um regime especial de incentivo ao desenvolvimento sustentável e à boa governação. Reduz esses direitos aduaneiros a 0 % no caso dos países vulneráveis de rendimento baixo e médio-baixo que aplicarem 27 convenções internacionais respeitantes aos direitos humanos, aos direitos laborais, à proteção do ambiente e à boa governação (oito beneficiários);
  • O regime especial TMA («Tudo Menos Armas») destina-se aos países menos avançados e dá-lhes acesso isento de direitos aduaneiros e de contingentes a todos os produtos, com exceção de armas e munições (48 beneficiários).
Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
10 de fevereiro de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal