Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia18 de maio de 2022Representação em Portugal

REPowerEU: um plano para reduzir rapidamente a dependência dos combustíveis fósseis russos e acelerar a transição ecológica

energia

A Comissão Europeia apresentou hoje o plano REPowerEU em resposta às dificuldades e às perturbações do mercado mundial da energia causadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

A urgência em transformar o sistema energético da Europa é dupla: trata-se, por um lado, de pôr termo à dependência dos combustíveis fósseis russos, que são utilizados como arma económica e política e custam cerca de 100 mil milhões de euros por ano aos contribuintes europeus, e, por outro, de fazer face à crise climática.

Unida, a Europa pode acabar mais depressa com a sua dependência dos combustíveis fósseis russos. Para 85 % dos europeus, a UE deve reduzir a dependência do gás e do petróleo russos o mais rapidamente possível para apoiar a Ucrânia.

As medidas previstas no Plano REPowerEU propõem fazê-lo através da poupança de energia, da diversificação do aprovisionamento energético e da implantação acelerada das energias renováveis para substituir os combustíveis fósseis no setor do alojamento, na indústria e na produção de energia.

Comunicado de imprensa completo e perguntas e respostas.

Informação detalhada

Data de publicação
18 de maio de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal