Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Representação em Portugal
  • Notícia
  • 16 de junho de 2025
  • Representação em Portugal
  • 2 min de leitura

Respirar o LIFE para Lisboa através de infraestruturas verdes urbanas melhoradas

Os municípios na Europa têm de arrefecer as suas cidades e fazer frente às vagas de calor. Em Lisboa, o LIFE LUNGS está a valorizar os espaços verdes — árvore a árvore.

© LIFE18 CCA/PT/001170 - Todos os direitos reservados. Licenciado à União Europeia sob condições
© LIFE18 CCA/PT/001170 - Todos os direitos reservados. Licenciado à União Europeia sob condições

As árvores e os espaços verdes são cruciais para reduzir as temperaturas da superfície e proporcionar sombra. Para fazer face ao aumento das temperaturas, uma solução é melhorar as infraestruturas verdes urbanas através do plantio de mais árvores e da melhoria da cobertura verde do solo. De acordo com um estudo de 2023, estima-se que o aumento da cobertura arbórea para 30 % nas cidades poderia evitar quase 40 % das mortes relacionadas com as ilhas de calor urbanas.   

Em Lisboa, as equipas do projeto LIFE LUNGS têm agarrado pás e cavado buracos desde 2019. Ao passear por alguns bairros da cidade, os moradores podem ter notado um aumento nas mudas. Até à data, 107 834 pequenas árvores e arbustos, incluindo jovens amendoeiras, medronheiros, oliveiras, ciprestes, azinheiras, carvalhos e sobreiros, encontram-se nos seus novos locais de crescimento, cobrindo mais de 100 hectares (ha). O município também plantou 2 683 árvores maiores ao longo de ruas e áreas públicas. Estas atividades de plantação continuam até a conclusão do projeto este ano e, à medida que crescem em árvores maduras, capturarão CO2 dos arredores, bem como chuvas. As mudas ajudarão a aumentar a resiliência às inundações e a combater a erosão provocada pelas inundações.   

Mais de 25 000 destas árvores foram plantadas por mais de 5 000 cidadãos de ONG, do setor privado e de escolas através de atividades como «Plant Your Tree». 

Em Lisboa, houve também uma visão invulgar num cenário urbano.  Um bando de ovinos percorria os prados para manter a vegetação baixa, enquanto corta-relvas da natureza que ajudavam a manter a infraestrutura verde. Através do LIFE LUNGS, o município semeou mais de 10 ha de prados, aumentando a biodiversidade num chamado ecossistema alimentado pela chuva. E a sua equipa de manutenção de confiança estava ocupada a manter os níveis de relva baixos.  

Estão a ser implementados projetos de plantação de árvores e ecossistemas alimentados pela chuva em várias zonas verdes da cidade, com os resultados partilhados com os municípios de Lisboa e outros municípios de Portugal e Málaga, Espanha. Os agricultores urbanos locais também estão sendo incentivados a adotar métodos de eficiência da água de irrigação. 

ÚLTIMAS VIDASfaz parte da campanha Cities Refresh, que inspira os municípios a arrefecerem os seus espaços urbanos e a manterem espaços verdes para fazer face às ondas de calor, combater as ilhas de calor e proteger a saúde da comunidade.  

O LIFE LUNGS apoia igualmente os objetivos da Estratégia da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas.   

Informação detalhada

Data de publicação
16 de junho de 2025
Autor/Autora
Representação em Portugal