Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia8 de março de 2024Representação em Portugal1 min de leitura

Sobre a ativação de um corredor marítimo para entrega de ajuda humanitária a Gaza

EU / UE / Flag / bandeira

Declaração conjunta da Comissão Europeia, da República de Chipre, dos Emirados Árabes Unidos, dos Estados Unidos da América e do Reino Unido sobre a ativação de um corredor marítimo para entrega de ajuda humanitária a Gaza.

«A situação humanitária em Gaza é dramática, com famílias e crianças palestinianas inocentes em desespero por falta de necessidades básicas. É por esta razão que, hoje, a Comissão Europeia, a Alemanha, a Grécia, a Itália, os Países Baixos, a República de Chipre, os Emirados Árabes Unidos, o Reino Unido e os Estados Unidos da América anunciam a sua intenção de abrir um corredor marítimo para fornecer as tão necessárias quantidades adicionais de ajuda humanitária por via marítima.

A liderança de Chipre na criação da Iniciativa Amalthea — que define um mecanismo de envio seguro de auxílio de Chipre para Gaza através do mar — foi fundamental para permitir este esforço conjunto de lançamento de um corredor marítimo. Juntas, as nossas nações tencionam recorrer a este modelo para enviar uma ajuda adicional significativa por mar, trabalhando em cooperação com a coordenadora das Nações Unidas para a Ajuda Humanitária e a Reconstrução de Gaza, Sigrid Kaag — responsável por facilitar, coordenar, monitorizar e verificar o fluxo de ajuda para Gaza ao abrigo da Resolução 2720 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Os esforços envidados pelos Emirados Árabes Unidos para mobilizar apoio à Iniciativa resultarão numa expedição inicial de alimentos por mar para o povo de Gaza.»

Está disponível a declaração declaração completa.

Informação detalhada

Data de publicação
8 de março de 2024
Autor/Autora
Representação em Portugal