Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia20 de dezembro de 2019Representação em Portugal2 min de leitura

Sofia Colares Alves na apresentação dos Resultados do Fundo de Solidariedade da UE no apoio aos municípios afetados pelos incêndios

O Governo Português anunciou hoje ter garantido a utilização plena de 50,6 milhões do Fundo de Solidariedade da UE (FSUE). Sofia Colares Alves associou-se hoje ao Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e à Ministra da Coesão Territorial...

sca

A cerimónia marcou o cumprimento, por parte do Governo, dos prazos para a distribuição das verbas do FSUE, garantindo, assim, a utilização plena dos destes fundos para a resposta aos incêndios. No âmbito do FSUE, os municípios beneficiaram diretamente de um apoio de 33,7 milhões de euros, 95% dos quais já pagos às autarquias, destinados ao restabelecimento do funcionamento das infraestruturas e equipamentos afetados.

Inicialmente, o FSUE previa um apoio aos municípios de 24,1 milhões de euros, tendo-se concluído o processo com um apoio de 33,7 milhões de euros, um acréscimo de 9,6 milhões de euros que se deve à boa execução destes fundos por parte dos municípios.

Entre os trabalhos dos municípios apoiados pelo FSUE incluem-se a recuperação de sistemas de comunicações, de transportes (incluindo rodovia), de distribuição e abastecimento de água e águas residuais e de equipamentos urbanos, entre outros.

Para além dos 33,7 milhões de euros destinados aos municípios, o FSUE apoiou ainda outras entidades, como ICNF e a Proteção Civil em 16,9 milhões de euros para reposição de meios de combate aos incêndios e limpeza das áreas florestais ardidas. Isto significa que Portugal utilizou na íntegra os 50,6 milhões de euros deste fundo da União Europeia, com 67% para os municípios e 33% para outras entidades.

As infraestruturas e equipamentos municipais afetados pelos incêndios de 2017 foram apoiadas a 100 % pelo Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020, pelo FSUE e pelo Fundo de Emergência Municipal (FEM). Nos incêndios de junho de 2017, o PO Centro 2020 e o FEM apoiaram os municípios da Região Centro em 14 milhões de euros. Quanto aos incêndios de julho a outubro de 2017, os prejuízos foram colmatados pelo FEM e FSUE, num total de 37,4 milhões de euros destinados aos municípios. Deste modo, os municípios beneficiaram de um apoio para recuperação de infraestruturas e equipamentos municipais danificados pelos incêndios de junho a outubro de 2017 no montante global de 51,4 milhões de euros (14 milhões de euros de FEDER do Centro 2020 e FEM para danos de junho de 2017 + 37,4 milhões de euros de FSUE e FEM para danos de julho a outubro de 2017).

Informação detalhada

Data de publicação
20 de dezembro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal