A sétima edição do Summer CEmp, a escola de verão sobre assuntos europeus organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, decorre entre os dias 28 e 31 de agosto, em Miranda do Douro, na região de Trás-os-Montes, com a colaboração da Câmara Municipal de Miranda do Douro e o apoio do centro Europe Direct Bragança.
Durante quatro dias, 40 jovens universitários de todo o país vão debater de forma prática e abrangente o projeto europeu com um conjunto diverso de personalidades nacionais e internacionais. Nesta edição, a programação conta com sessões abertas ao público com Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dana Spinant, Diretora-Geral de Comunicação da Comissão Europeia, António Vitorino, Presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo e ex-Comissário Europeu. Além disso, fazem também parte do programa Inês Domingos, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e Ana Isabel Xavier, Secretária de Estado da Defesa Nacional.
Recebidos pela Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e pela Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, estes convidados integram um conjunto de mais de 80 oradores que farão parte de discussões centradas na importância da participação ativa, os desafios do presente e do futuro da UE, com uma ligação direta à região anfitriã. O Summer CEmp 2024 terá como pontos principais as prioridades e orientações estratégicas para os próximos anos da União Europeia, e as orientações políticas para a próxima Comissão Europeia apresentadas por Ursula von der Leyen.
Entre os oradores desta edição do Summer CEmp, destaque ainda para as presenças de Pedro Lourtie, Chefe de Gabinete do próximo Presidente do Conselho Europeu, António Costa, Fernando Frutuoso de Melo, Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Maryna Mykhailenko, Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Marilyn Josefson, Embaixadora da UE para o Quirguistão, Silvio Gonzato, Embaixador da UE para a Albânia. O programa inclui ainda um conjunto de conversas em formato de debate rápido com os recém eleitos eurodeputados Hélder Sousa Silva, Paulo Cunha, Ana Catarina Mendes, Bruno Gonçalves, Catarina Martins e João Oliveira.
A cultura continua a assumir um lugar de destaque na programação, desta feita com a presença do grupo musical Galandum Galundaina, da fadista Katia Guerreiro, e participação dos Pauliteiros e das Pauliteiras de Miranda, além de outros protagonistas locais.
O programa do evento está disponível nesta página, a brochura da edição 2024 do Summer CEmp está disponível aqui, juntamente com outras informações.
O Summer CEmp é um evento aberto à imprensa. Para credenciação e qualquer outra questão relacionada com a cobertura da iniciativa, contactar a assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal: Daniel Rosário – daniel [dot] rosarioec [dot] europa [dot] eu (Daniel[dot]Rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu), 936 540 378 e Rita Cerqueira – rita [dot] cerqueiraec [dot] europa [dot] eu (Rita[dot]Cerqueira[at]ec[dot]europa[dot]eu), 934 448 744.
Acompanhe e participe no debate online com a hashtag oficial #SummerCEmp e nas contas da Representação no X, no Instagram e no Facebook.
Contexto
Ao longo da sua existência, o Summer CEmp tem decorrido em diferentes localidades de Portugal, colocando no centro do debate a história, as oportunidades e os desafios concretos das respetivas comunidades no contexto das prioridades europeias. Este ano, o Summer CEmp vai para Miranda do Douro, em Trás-os-Montes, depois de já ter passado por Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021), Ribeira Grande (2022) e Ponte da Barca (2023).
O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem. Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia nesse contexto. Os 40 participantes da edição deste ano foram selecionados de entre um conjunto de mais de 250 candidaturas, constituindo um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir o presente e participar no futuro do projeto europeu.
A escola de verão da Representação da Comissão Europeia pretende proporcionar aos participantes uma experiência diversa e eclética, pelo que durante os quatro dias do evento por esta cidade raiana vão passar académicos, investigadores, jornalistas, artistas, empreendedores e inovadores sociais, entre outros perfis. O Summer CEmp 2024 irá centrar-se na importância da participação democrática, os desafios do presente e do futuro, assim como nas prioridades e políticas europeias dos próximos anos com uma ligação direta à região anfitriã e ao seu rico património, recorrendo também à segunda língua oficial de Portugal, o mirandês, para se discutir o futuro da Ounion Ouropeia.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 26 de agosto de 2024
- Autor/Autora
- Representação em Portugal