As jornalistas Teresa Abecasis, com a reportagem no Público «Polónia: a liberdade de expressão está a passar à clandestinidade?», e Bruna Soares com a reportagem no Diário do Alentejo «Buinho: Messejana tem uma residência criativa onde existe o único fablab do Baixo Alentejo», venceram nas categorias Nacional e Regional, respetivamente. As vencedoras da categoria Estudante foram as três estudantes da Universidade Lusófona do Porto com o trabalho académico em formato podcast «Erasmus na Ponta da Língua». O júri recomendou ainda a atribuição de uma Menção Honrosa à equipa da TVI composta por André Carvalho Ramos, Romeu Carvalho e João Pedro Ferreira pela reportagem «Indesejados: um ano depois».
Este prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, homenageia o jornalista Fernando de Sousa, um dos grandes jornalistas portugueses perito em assuntos europeus, e reconhece trabalhos informativos de excelência sobre assuntos europeus.
Em conformidade com o Regulamento do Prémio, o Júri de Seleção reuniu no dia 22 de maio e escolheu os vencedores de cada uma das três categorias e a recomendação para a menção honrosa de forma unânime. Nas peças vencedoras, o júri destaca a qualidade da escrita, a inovação quanto a temas, a aposta na reportagem de terreno com base em histórias concretas e a ligação clara à União Europeia e ao impacto de uma política ou programa europeu.
O Júri congratula-se pela qualidade das peças recebidas em todas as categorias e louvam a diversidade de temas e de formatos das candidaturas recebidas e a participação de jornalistas de âmbito regional e de estudantes de várias regiões do país. Na opinião do Júri, a seleção foi um exercício desafiante, mas os vencedores foram uma escolha clara e unânime. Os jurados foram unânimes ainda na recomendação de que o prémio continue, dado ser um excelente incentivo e reconhecimento do jornalismo português.
A Representação da Comissão Europeia em Portugal prepara-se para lançar a 4ª edição do prémio para peças publicadas durante 2019 no início do próximo ano.
Ligações úteis:
Informação detalhada
- Data de publicação
- 19 de julho de 2019
- Autor/Autora
- Representação em Portugal