Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia6 de maio de 2019Representação em Portugal2 min de leitura

Último inquérito Eurobarómetro sobre a biodiversidade

De acordo com um novo inquérito, os europeus estão cada vez mais preocupados com o estado em que se encontra o mundo natural e apoia uma ação mais forte da UE para proteger a natureza.

Campo de papoilas

Num consenso esmagador, 96 % dos mais de 27 000 cidadãos entrevistados afirmaram que temos a responsabilidade de proteger a natureza e que tal é também essencial para combater as alterações climáticas.

O inquérito Eurobarómetro revela, de um modo geral, o aumento da sensibilização sobre o significado da biodiversidade, a sua importância, ameaças e medidas para a proteger.

As opiniões dos cidadãos estão em consonância com os objetivos da estratégia de biodiversidade da UE para 2020, que visa travar a perda de biodiversidade e de serviços ecossistémicos, e com os objetivos da Diretiva Aves e da Diretiva Habitats, que constituem a espinha dorsal da política da UE de proteção da natureza.

O inquérito Eurobarómetro surge antes da primeira avaliação mundial do estado da natureza e do lugar que a humanidade ocupa neste contexto, lançada pela Plataforma Intergovernamental Científica e Política sobre a Biodiversidade e os Serviços Ecossistémicos (IPBES).

Os principais elementos do novo inquérito Eurobarómetro sobre a biodiversidade incluem:

  • O termo «biodiversidade» tornou-se cada vez mais familiar, já que mais de 70 % dos europeus afirmam ter ouvido falar dela.
  • Na sua perceção, as maiores ameaças à biodiversidade são a poluição atmosférica, do solo e da água, as catástrofes de origem humana e as alterações climáticas. A agricultura intensiva, a silvicultura intensiva e a sobrepesca — de longe os fatores mais importantes da perda de biodiversidade — são cada vez mais reconhecidas, ainda que não inteiramente, como importantes ameaças à biodiversidade.
  • Desde o último Eurobarómetro sobre a biodiversidade, em 2015, a compreensão dos cidadãos relativamente à importância da biodiversidade para os seres humanos aumentou. A grande maioria dos cidadãos considera que temos a responsabilidade de cuidar da natureza (96 %) e que a preservação da natureza é essencial para combater as alterações climáticas (95 %). Registou-se igualmente um aumento acentuado dos que concordam totalmente que a biodiversidade é indispensável para a produção de alimentos, combustíveis e medicamentos (91 %) e dos que consideram que a biodiversidade e uma natureza saudável são importantes para o desenvolvimento económico a longo prazo (92 %).
  • A maioria dos europeus não está disposta a aceitar a degradação ou a destruição da natureza nas áreas protegidas em proveito do desenvolvimento económico. Pelo menos dois terços dos inquiridos consideram que as áreas naturais protegidas, como a rede Natura 2000, são muito importantes para proteger os animais e as plantas em perigo (71 %), evitar a destruição de áreas naturais valiosas em terra e no mar (68 %) e salvaguardar o papel da natureza no fornecimento de alimentos, ar limpo e água (67 %).
  • A maioria dos cidadãos considera que a UE é um nível legítimo para tomar medidas em matéria de biodiversidade e de serviços ecossistémicos. Os inquiridos afirmam que as ações mais importantes que a UE deve tomar em defesa da biodiversidade consistem em restaurar a natureza e a biodiversidade para compensar os danos causados e informar melhor os cidadãos sobre a importância da biodiversidade.
Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
6 de maio de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal