Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia30 de abril de 2019Representação em Portugal2 min de leitura

Vice-Presidente da Comissão Europeia Katainen em Lisboa

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, responsável pelas pastas do Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, estará em Lisboa no dia 2 de maio para um Diálogo com os Cidadãos e para encontros sobre a economia circular e...

Jyrki Katainen

Pelas 9 horas, o Vice-Presidente está na Assembleia da República para uma audição com a Comissão de Assuntos Europeus. A participação de jornalistas na audição rege-se pelas regras em vigor na Assembleia da República.

Às 12h00, na Agência Europeia para a Segurança Marítima, na Praça da Europa (ao Cais do Sodré), Katainen faz um discurso sobre a Economia Circular na inauguração da exposição de fotografia feita por crianças sobre o Oceano. Katainen inaugura também uma peça de arte feita com lixo marinho; no local decorre um atelier com crianças que transformam o lixo recolhido na praia da Foz do Lizandro, no passado dia 25 de abril, em peças de arte. Esta iniciativa é organizada em parceria com a EurOcean e a Skeleton Sea no contexto do Dia Marítimo Europeu.

Das 15h30 às 17h00, Jyrki Katainen participa num Diálogo com os Cidadãos com o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, sobre economia circular. Este ‘Diálogo com os Cidadãos’ é aberto ao público e tem como objectivo ouvir os cidadãos, as suas questões e preocupações. O evento é moderado por Carla Tomás, jornalista do ‘Expresso’, e tem lugar no Tivoli Avenida Centro de Conferências (Av. da Liberdade, 185), em Lisboa.
Há declarações à imprensa no final do evento. A participação é livre, mas sujeita a inscrição.

Às 17h00, no Tivoli Avenida, o Vice-Presidente Katainen dá uma conferência de imprensa sobre o Plano de Investimento para a Europa.
Ponto de contacto: Rita Baptista (telemóvel 966 822 590).

À noite, Jyrki Katainen fala sobre Investimento e Crescimento na Europa num jantar-debate organizado pelo think tank Portugal XXI (evento sujeito a convite).

A agenda do Vice-Presidente inclui ainda reuniões bilaterais com membros do Governo; com o Ministro da Defesa, João Cravinho; com o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira; com o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e com o Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde; e ainda com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

  • Contacto para jornalistas: RITA [dot] fortunato-baptistaatec [dot] europa [dot] eu (RITA[dot]fortunato-baptista[at]ec[dot]europa[dot]eu), telemóvel 966 822 590.

Informação detalhada

Data de publicação
30 de abril de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal