Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia24 de março de 2022Representação em Portugal3 min de leitura

Visita à Madeira de Sofia Moreira de Sousa

Sofia Moreira de Sousa reúne com o Governo Regional da Madeira e participa em eventos no Funchal.

Sofia Moreira de Sousa

Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, reúne com Miguel Machado de Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, no dia 28 de março às 10h30, durante aquela que é a sua primeira visita oficial à Madeira.

O programa da visita inclui também a participação no evento nacional da Conferência sobre o Futuro da Europa sobre turismo, educação, cultura, juventude e desporto, no dia 25 de março às 10h00, no Auditório do Museu da Eletricidade, Funchal. Organizado pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com o Centro Europe Direct da Madeira, e com a colaboração do Governo Regional da Madeira, este evento está integrado no ciclo de debates nacionais da Conferência sobre o Futuro da Europa. Lançado a 28 de julho de 2021, este ciclo inclui eventos em vários pontos do país envolvendo um conjunto de entidades: Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Assembleia da República, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Conselho Económico e Social, Conselho Nacional de Juventude, Parlamento Europeu em Portugal e Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Após as intervenções na sessão de abertura de Pedro Calado, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, e Marco Teles, Coordenador do Europe Direct Madeira, o painel de debate tem como oradores as eurodeputadas Sara Cerdas e Cláudia Monteiro de Aguiar; Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura do Governo Regional da Madeira; Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo do Governo da República; Sérgio Marques, deputado à Assembleia da República; e Rui Oliveira, Presidente da Direção do Conselho Nacional de Juventude. Mais informações aqui e inscrições aqui.

Pelas 15h00, Sofia Moreira de Sousa participa na conferência do STSS -  Sindicato Nacional de Técnicos Superiores de Saúde das Áreas Diagnóstico e Terapêutica sobre «A União Europeia para a Saúde – A importância dos Serviços Públicos de Saúde e dos profissionais de saúde. A estratégia regional e o exemplo do combate à pandemia». No dia seguinte, 26 de março, às 11h30, a Representante da Comissão Europeia em Portugal participa ainda na Assembleia Geral do Erasmus Student Network que marca o 12º Aniversário da ESN Portugal.

Sofia Moreira de Sousa é, desde Setembro 2021, a nova Representante da Comissão Europeia em Portugal. Com mais de 20 anos de experiência em assuntos europeus, Sofia Moreira de Sousa, de nacionalidade portuguesa, conta com uma sólida experiência em representação política, comunicação estratégica e relações internacionais da União Europeia. Foi embaixadora da UE em Cabo Verde, tendo assumido a responsabilidade pela gestão das relações bilaterais e a liderança da resposta local da Equipa Europa à pandemia. Foi embaixadora adjunta da UE na África do Sul; conselheira da secretária-geral adjunta do Serviço Europeu para a Ação Externa e conselheira política do representante especial da UE junto da União Africana, em Adis Abeba. Trabalhou ainda nas relações da UE com a Rússia, o Cáucaso do Sul e com a Ucrânia, tendo inclusive integrado a equipa do Alto Representante da Política Externa na facilitação da mediação aquando da revolução laranja em 2004. Trabalhou ainda na Agência Espacial Europeia e na Academia de Direito Europeu, em Trier, na Alemanha.

Informação detalhada

Data de publicação
24 de março de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal