Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia6 de novembro de 2018Representação em Portugal2 min de leitura

Women Innovators Prize 2019

Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, e Věra Jourová, Comissária da Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, lançaram o Women Innovators Prize 2019, na Web Summit, em Lisboa.

Women Innovators Prize 2019

É a sexta edição deste Prémio da UE para Mulheres Inovadoras, que distingue a excelência das mulheres empreendedoras que trouxeram as suas ideias para o mercado. O Prémio pretende inspirar a próxima geração de inovadoras.

O concurso é financiado ao abrigo do programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE. Três prémios de € 100.000 cada serão atribuídos na categoria principal, "Mulheres Inovadoras". Um prémio especial de 50 000 euros será atribuído a uma "Inovadora em Ascensão", uma empresária excecional em início de carreira (com 35 anos ou menos).

O Comissário europeu Carlos Moedas disse: «Cada vez mais mulheres estão envolvidas nas áreas da inovação e dos negócios; mas queremos que mais mulheres criem empresas inovadoras. As edições anteriores do Women Innovators Prize deram palco a ideias incríveis e ao trabalho dedicado de excelentes mulheres empresárias. Tenho uma expectativa grande de termos muitas candidatas inspiradoras na edição do próximo ano».

A Comissária Jourová afirmou: «As vencedoras do Prémio Mulheres Inovadoras são uma inspiração para muitas outras mulheres; são verdadeiras modelos que mostram a coragem para prosseguir as suas ideias e sonhos. Do lado da UE, estamos a fazer tudo para apoiar o seu sucesso».

O concurso está aberto a mulheres em toda a UE e países associados ao Horizonte 2020 que fundaram ou co-fundaram a sua empresa (existente e ativa) antes de 1 de janeiro de 2017. Mais informações sobre os critérios de elegibilidade e de adjudicação estão disponíveis online.

O prazo final para inscrições é 16 de janeiro de 2019. Um júri de especialistas independentes avaliará e selecionará as quatro vencedoras, que serão anunciadas na primavera de 2019.

Mais informação: a Europa precisa de mais inovadores para se manter competitiva nas próximas décadas e para estimular o crescimento económico. As mulheres estão sub-representadas em termos de criação de empresas inovadoras.

Este é um potencial inexplorado para a Europa, que precisa otimizar todos os recursos disponíveis para se manter competitiva e para encontrar soluções para os seus desafios sociais. É por isso que a Comissão Europeia criou, em 2011, um Prémio para Mulheres Inovadoras: para aumentar a consciencialização pública sobre esta questão e para encorajar mulheres inovadoras a explorar as oportunidades comerciais e de negócio, e a tornarem-se empreendedoras.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
6 de novembro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal