Skip to main content
Representação em Portugal logo
Representação em Portugal

Conferência sobre o Futuro da Europa em Portugal

Faça ouvir a sua voz na Conferência sobre o Futuro da Europa. O futuro está nas suas mãos!

COFE

A Conferência sobre o Futuro da Europa constitui uma ocasião única para os cidadãos europeus debaterem os desafios e as prioridades da Europa. Independentemente do seu país de origem ou da sua atividade profissional, este é o espaço em que pode refletir sobre o futuro que pretende para a União Europeia.

O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia comprometeram-se a ouvir os europeus e a dar seguimento, no âmbito das suas competências, às recomendações formuladas.

Espera-se que até à primavera de 2022 a Conferência chegue a conclusões que proporcionem orientações sobre o futuro da Europa.

Quem pode participar?

Cidadãos europeus, oriundos de todos os quadrantes e dos quatro cantos da União, cabendo aos jovens um papel central na definição do futuro do projeto europeu.

Autoridades europeias, nacionais, regionais e locais, bem como a sociedade civil e outras organizações que pretendam organizar eventos e contribuir com ideias.

Todos os participantes devem respeitar os valores estabelecidos na nossa Carta de Princípios.

Europeus participam em debates em 24 línguas. E funciona!

Os Painéis de Cidadãos Europeus organizados no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa – um exercício único e abrangente de democracia participativa levado a cabo em 2021/2022 – entraram em novembro na sua segunda fase: dois painéis europeus com cerca de 200 cidadãos cada um reuniram, no início de novembro, em eventos totalmente organizados em linha, a fim de discutir em 24 línguas o futuro da Europa. Foi uma estreia mundial – e… funcionou!

As reações dos participantes foram extremamente positivas: muitos deles expressaram a sua gratidão por terem feito parte de um processo desta importância e louvaram a excelente realização de um evento tão complexo do ponto de vista técnico. 94 % dos participantes do segundo painel afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos quando lhes foi perguntado: «qual o seu grau de satisfação com os resultados até agora?».

Cidadãos de todos os quadrantes da sociedade e oriundos de todos os Estados-Membros da UE, selecionados de forma aleatória, debateram, ao longo de dois dias e meio, múltiplas ideias, com o objetivo de formular orientações para as recomendações finais que serão decididas no Plenário da Conferência e a que as instituições europeias darão seguimento. Entre 5 e 7 de novembro, cerca de 200 europeus abordaram temas relacionados com o trabalho na Europa, uma economia para o futuro, uma sociedade justa, aprender na Europa e uma transformação digital ética e segura. Entre 12 e 14 de novembro, outros 200 europeus centraram-se na democracia/valores, Estado de direito e segurança.

Nos dois restantes fins de semana de novembro, terão lugar novas sessões em linha: o Painel 3 (alterações climáticas/ambiente, saúde – 19-21 de novembro) e o Painel 4 (a UE no mundo/migração – 26-28 de novembro). As fases plenárias à sexta-feira e ao domingo serão transmitidas em direto na plataforma digital multilingue da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Ainda há tempo para os europeus partilharem, na plataforma multilingue, as suas ideias sobre o futuro das políticas e atividades da UE. Estas contribuirão para os debates dos painéis e do Plenário da Conferência. Junte-se aos cerca de 4 milhões de europeus que têm visitado a plataforma sobre o futuro da Europa e aos cerca de 35 400 participantes ativos e faça parte do processo para moldar o futuro da Europa, o seu futuro!

Faça ouvir a sua voz!

https://futureu.europa.eu/pages/getinvolved - #TheFutureIsYours

Filtros de Instagram #OFuturoéTeu

Descubra e dê a conhecer aos seus amigos os novos filtros de Instagram da Conferência sobre o Futuro da Europa. Ao publicar conteúdos produzidos com os filtros e/ou sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa, identifique a Comissão Europeia no Instagram (@comissao_europeia_pt). 

COFE filtros

Filtro EU got your back utilizado pela Carolina Deslandes.

Filtro Face the future  utilizado pela Clara Não.

Filtro A tua missão utilizado pela Mariana Monteiro.

 

Fique atento ao nosso Instagram e conheça os Embaixadores digitais da Conferência sobre o Futuro da Europa e as várias motivações por detrás da sua participação neste debate pan-Europeu!

Democracia e valores: primeiras recomendações dos cidadãos para o futuro da Europa

Garantir os direitos e a não discriminação, proteger a democracia e o Estado de direito, reformar a UE, construir a identidade europeia e fomentar a participação dos cidadãos são os domínios abrangidos pelo primeiro conjunto de recomendações formuladas pelos cidadãos no contexto da Conferência sobre o Futuro da Europa. Tendo reunido de 10 a 12 de dezembro de 2021 no Instituto Universitário Europeu de Florença (Itália), os participantes no Painel de Cidadãos Europeus sobre «democracia europeia/valores e direitos, Estado de direito e segurança» adotaram 39 recomendações que serão agora apresentadas e debatidas no Plenário da Conferência e que serão tidas em consideração nas propostas finais. Os cidadãos não só lançam um apelo à ação relativamente a questões muito concretas que consideram importantes, como a garantia do direito à privacidade, a promoção da paridade entre homens e mulheres e dos valores comuns, a luta contra a desinformação, o incentivo à participação ativa e a cidadania, como também explicam os objetivos que pretendem alcançar e por que razão são importantes para eles. 

Os quatro painéis de cidadãos europeus, cada um composto por 200 participantes, são um processo liderado pelos cidadãos e uma pedra angular da Conferência sobre o Futuro da Europa. As deliberações daí emanadas têm em conta os contributos dos cidadãos, recolhidos em toda a Europa através da Plataforma Digital Multilingue e de eventos realizados em todos os Estados-Membros e apoiados por apresentações de académicos de renome e de outros peritos. Os cidadãos foram selecionados aleatoriamente por contratantes especializados, utilizando metodologias para garantir que os participantes representam a diversidade da UE em termos de origem geográfica, género, idade, meio socioeconómico e níveis de formação académica. Cada Painel de Cidadãos Europeus emitirá recomendações que serão apresentadas e debatidas no Plenário da Conferência, que exporá as suas propostas sobre o futuro da Europa à Comissão Executiva.

Todos podem partilhar ideias e prestar o seu contributo através da Plataforma Digital Multilingue.

Conferência sobre o Futuro da Europa - eventos nacionais