Contudo, se verificarmos com atenção, todas elas parecem pouco prováveis ou credíveis. Se já se deparou com isto, é melhor pensar duas vezes antes de acreditar nelas.
De um modo geral, as teorias da conspiração são extremamente cativantes e baseiam-se numa resposta demasiado simples e direta a uma questão complexa, como, por exemplo, afirmar que a covid-19 foi criada em laboratório.
A desinformação sobre a forma como esta doença teve origem pode facilmente comprometer redes de apoio internacionais vitais. Até à data, não existem provas de que o coronavírus tenha sido fabricado pelo Homem. A doença COVID-19 é causada por uma estirpe do coronavírus denominado SARS-CoV-2. Os coronavírus causam doenças respiratórias e podem ser transmitidos ao ser humano por animais.
Embora seja importante e necessário fazer determinadas perguntas sobre a forma como o surto foi comunicado e tratado, temos de compreender que, com base no que sabe até à data, este acontecimento é totalmente natural.
Em alturas de crise é ainda mais importante estar atento e não se deixe levar por estas soluções demasiado simplistas e falsas para tentar compreender esta crise sanitária tão complexa.
Ligações úteis:
- Sítio Web «Resposta à crise do coronavírus
- Sítio Web da UE contra a desinformação
Informação detalhada
- Data de publicação
- 3 de julho de 2020
- Autor/Autora
- Representação em Portugal