Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia14 de outubro de 2019Representação em Portugal1 min de leitura

Novas oportunidades em tempo de incertezas económicas globais

Apesar da difícil conjuntura económica mundial, as empresas europeias continuam a aproveitar as oportunidades criadas pela rede comercial da União Europeia, a maior do mundo. As trocas comerciais representam 35 % do produto interno bruto da UE.

Trocas comerciais

Em 2018, 31 % das trocas comerciais da Europa eram abrangidas por esta rede, percentagem que deverá aumentar significativamente (para quase 40 %) à medida que mais acordos comerciais entrem em vigor, de acordo com o relatório anual publicado pela Comissão Europeia sobre a aplicação dos acordos de comércio livre.

As trocas comerciais entre a UE e os seus parceiros em acordos comerciais registaram uma evolução positiva, com um crescimento de 2 % nas exportações e 4,6 % nas importações, com um forte desempenho das exportações de produtos agroalimentares da UE em 2018.

As exportações para fora da UE são responsáveis por mais de 36 milhões de empregos.

A UE registou um excedente de 84,6 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com os seus parceiros em acordos comerciais, ao passo que, nas trocas com o resto do mundo, se regista um défice de cerca de 24,6 mil milhões de euros.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
14 de outubro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal