Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia3 de outubro de 2019Representação em Portugal1 min de leitura

Brexit: declaração da Comissão Europeia na sequência da conversa telefónica entre o presidente Jean-Claude Juncker e o primeiro-ministro Boris Johnson

O presidente Jean-Claude Juncker falou telefonicamente com o primeiro-ministro Boris Johnson ontem à tarde, quarta-feira dia 2 de outubro.

Brexit

O primeiro-ministro informou o presidente acerca do conteúdo da última proposta do Reino Unido, que inclui um texto jurídico, uma nota explicativa e uma carta do primeiro-ministro britânico. A Comissão emitiu uma declaração na sequência do telefonema. O presidente da Comissão Europeia acolhe favoravelmente os progressos positivos do texto do Reino Unido, mas salienta também que existem pontos problemáticos na proposta, a que o Reino Unido precisa de dedicar uma maior atenção. O presidente Juncker sublinhou que o Acordo de Saída deve ter uma solução juridicamente operacional e não disposições a desenvolver e acordar durante o período de transição. A solução deve cumprir todos os objetivos da solução de último recurso: impedir uma fronteira física, preservar a cooperação Norte-Sul e a economia da totalidade da ilha e proteger o mercado único da UE e o lugar da Irlanda nesse mercado.
Desenvolvimento em statement_19_5978 e mex_19_5993

Informação detalhada

Data de publicação
3 de outubro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal