Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Ficha informativa11 de março de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

A União Europeia nada contribui para proteger os seus cidadãos dos efeitos da globalização? MITO!

A UE é o maior bloco comercial do mundo, o que lhe permite apoiar o emprego e estimular o crescimento económico e a prosperidade. A economia, as empresas e os cidadãos europeus usufruem de muitos dos benefícios da globalização.

A UE pretende que a globalização seja um meio para construir um futuro sustentável para os cidadãos europeus. Uma vez que a globalização afeta as pessoas e as regiões de modo diferente, a UE oferece apoio em conformidade com os princípios da solidariedade e da sustentabilidade.

Face à crescente automatização, a UE está a investir na investigação, na inovação e nas competências para criar a próxima geração de empregos e uma mão de obra capacitada.

Sabia que...

» O Fundo Social Europeu celebrou 60 anos de existência em 2017. Graças ao Fundo Social Europeu, pelo menos 94 milhões de europeus encontraram emprego e 8,7 milhões de pessoas obtiveram formação qualificada, entre 2007 e 2014.

» Em média, 170 milhões de euros estarão disponíveis, anualmente até 2020, através do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização. Em 2015 e 2016, a taxa média de reinserção profissional obtida com o apoio do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização foi de 47 %.

» O orçamento dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período de 2014-2020, eleva-se a 638 mil milhões de euros, incluindo as contribuições nacionais.

Informação detalhada

Data de publicação
11 de março de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal