
A desinformação é uma ameaça crescente para as democracias europeias. Os seus efeitos, cada vez mais nocivos para a sociedade em toda a União Europeia, exigem uma abordagem coordenada, conjunta e sustentável para combater o fenómeno de forma abrangente. Para tal, a União Europeia desenvolveu um plano de ação assente em quatro pilares: melhorar a deteção da desinformação, reforçar a cooperação entre as instituições da UE e os Estados-Membros, mobilizar o sector privado e sensibilizar o público.
Durante a crise da COVID-19, informações enganosas sobre saúde, boatos perigosos com alegações falsas, teorias da conspiração e fraudes contra os consumidores também puseram em risco a saúde pública.
Sugerimos que siga os conselhos das autoridades de saúde e consulte os sites das organizações europeias e internacionais relevantes: ECDC e da OMS. Também pode ajudar evitando partilhar informações não verificadas de fontes questionáveis.
A Comissão Europeia também criou uma página dedicada ao combate à desinformação relacionada com o coronavírus.
A União Europeia e os Estados-Membros estão a reforçar as suas medidas para combater as tentativas de aproveitamento da crise que põem em risco a vida dos cidadãos, bem como a difusão de propaganda e o incitamento ao ódio.