Skip to main content
Representação em Portugal logo
Representação em Portugal

Verificação de factos

desinformação

A desinformação é uma ameaça crescente para as democracias europeias. Os seus efeitos, cada vez mais nocivos para a sociedade em toda a União Europeia, exigem uma abordagem coordenada, conjunta e sustentável para combater o fenómeno de forma abrangente. Para tal, a União Europeia desenvolveu um plano de ação assente em quatro pilares: melhorar a deteção da desinformação, reforçar a cooperação entre as instituições da UE e os Estados-Membros, mobilizar o sector privado e sensibilizar o público.

    Durante a crise da COVID-19, informações enganosas sobre saúde, boatos perigosos com alegações falsas, teorias da conspiração e fraudes contra os consumidores também puseram em risco a saúde pública.

    Sugerimos que siga os conselhos das autoridades de saúde e consulte os sites das organizações europeias e internacionais relevantes: ECDC e da OMS. Também pode ajudar evitando partilhar informações não verificadas de fontes questionáveis.

    A Comissão Europeia também criou uma página dedicada ao combate à desinformação relacionada com o coronavírus.

    A União Europeia e os Estados-Membros estão a reforçar as suas medidas para combater as tentativas de aproveitamento da crise que põem em risco a vida dos cidadãos, bem como a difusão de propaganda e o incitamento ao ódio.

    Algumas ferramentas europeias de combate à desinformação

    Bolas de Bruxelas

    Muitas vezes acreditamos em coisas por acharmos que são o senso comum. Mas, e se perguntarmos mais detalhes sobre essas mesmas coisas?

    Luta contra a desinformação

    A desinformação sobre o coronavírus abunda. Para se manter informado, é importante obter informações atualizadas provenientes unicamente de fontes fidedignas.

    Detetar e combater a desinformação

    A pandemia demonstrou a rapidez com que as informações falsas se propagam em linha. Com este conjunto de ferramentas, os professores do ensino secundário podem ajudar os alunos a separar o que é real do que é falso quando navegam em linha.

    EUvsDiSiNFO

    Projeto emblemático de combate à disinformação.

    EDMO

    Explore o trabalho do Observatório Europeu de Media Digital.

    Moldar o futuro digital da Europa

    A Comissão combate diariamente a propagação da desinformação online para garantir a protecção dos valores europeus e dos sistemas democráticos.