Skip to main content
Representação em Portugal logo
Representação em Portugal

A missão da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Largo Jean Monnet

A Representação da Comissão Europeia em Portugal está incumbida de:

  • Prestar apoio à Presidente e a toda a Comissão na sua interação com Portugal;
  • Promover o diálogo político permanente com as autoridades nacionais, regionais e locais, os parlamentos, os parceiros sociais, outras partes interessadas, o meio académico e a sociedade civil. A Representação prepara e presta apoio às visitas de membros do Colégio e de altos funcionários da Comissão e, se for caso disso, do Serviço Europeu para a Ação Externa;
  • Agir como voz da Comissão em Portugal e comunicar informação sobre a UE aos meios de comunicação social e nas redes sociais, mantendo contactos diretos com a comunicação social nacional, regional e local e disponibilizando-lhes serviços de imprensa e de comunicação social;
  • Contactar com os cidadãos, o meio académico, a sociedade civil, os parceiros sociais e outras partes interessadas e organizar atividades de comunicação, diálogo e outras atividades de sensibilização para as prioridades e políticas da UE, nomeadamente no contexto da Conferência sobre o Futuro da Europa;
  • Disponibilizar à Presidente e à Comissão conhecimentos, análises e conselhos sobre a evolução política, económica e social em Portugal, com vista a informar a elaboração das políticas da UE e a sua comunicação política.

O trabalho das Representações é complementado pelos centros Europe Direct, que prestam informações e comunicam com os cidadãos a nível regional e local em toda a UE.

A Comissão tem Representações nas capitais dos 27 Estados-Membros da UE, bem como gabinetes regionais em Barcelona, Bona, Marselha, Milão, Munique e Wrocław, que trabalham em estreita colaboração com os Gabinetes de Ligação do Parlamento Europeu nos Estados-Membros.

A Comissão Europeia mantém representações em todas as capitais dos Estados-Membros da UE e gabinetes regionais em Barcelona, Bona, Marselha, Milão, Munique e Wrocław. As representações são os olhos, os ouvidos e a voz da Comissão em cada um dos Estados-Membros da UE. Interagem com as autoridades nacionais, as partes interessadas e os cidadãos, e informam os meios de comunicação social e o público acerca das políticas da UE. A presidente da Comissão Europeia nomeia os chefes de representação, que são os seus representantes políticos nos Estados-Membros para os quais são destacados.

Quem somos

Sofia Moreira de Sousa
Sofia Moreira de Sousa

Sofia Moreira de Sousa é, desde o dia 1 de setembro, a nova chefe da Representação da Comissão Europeia em Lisboa.

Com mais de 20 anos de experiência em assuntos europeus, Sofia Moreira de Sousa, de nacionalidade portuguesa, foi até agora a embaixadora da UE em Cabo Verde, tendo assumido a responsabilidade pela gestão das relações bilaterais e a liderança da resposta local da Equipa Europa à pandemia.

O seu currículo profissional confere-lhe uma sólida experiência na representação política, comunicação estratégica e gestão. Foi destacada junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal durante a Presidência rotativa portuguesa do Conselho da UE, em 2007, e tem um grande conhecimento do contexto político português. Antes disso, desempenhou funções enquanto embaixadora adjunta da UE na África do Sul, no período de 2014-2017, conselheira da secretária-geral adjunta do Serviço Europeu para a Ação Externa e conselheira política do representante especial da UE/embaixador da UE junto da União Africana, em Adis Abeba, bem como do representante especial da União para o Sul do Cáucaso. Trabalhou igualmente no Secretariado-Geral do Conselho da UE, na Agência Espacial Europeia e na Academia de Direito Europeu, em Trier, na Alemanha.

Ao assumir as funções, a nova chefe da Representação da Comissão Europeia declarou: «Depois de tantos anos a promover a Europa no exterior, estou muito feliz por trabalhar na minha paixão - o Projeto Europeu - no meu próprio país. Fui testemunha do extraordinário esforço da atual equipa da Representação, nomeadamente durante a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Estou convicta de que este trabalho contribui para a elevada reputação da União Europeia e das suas instituições junto dos portugueses e estou empenhado em promovê-la ainda mais. Sem dúvida, a nossa resposta à pandemia, a implementação do instrumento #NextGenerationEU e as transformações ecológica e digital irão seguramente dominar a agenda nos próximos anos. Farei o meu melhor para continuar a envolver todos os portugueses nestes e noutros temas relevantes da solidariedade europeia».

Conheça a nossa equipa

Sobre o sítio da Representação

Através deste sítio Web específico, a Comissão Europeia disponibiliza uma ampla gama de conteúdos em língua portuguesa. Nomeadamente:

  • Informações sobre eventos públicos em Portugal;
  • Notícias e informação sobre as principais políticas e programas da UE e a forma como estas políticas são aplicadas em Portugal;
  • Acesso a equipas de imprensa, canais de redes sociais, boletins informativos e alertas informativos a nível nacional;
  • Informação sobre como contactar e colaborar com a UE, tanto a nível local como a nível da UE;
  • Ligações para outras informações úteis a nível da UE, tais como oportunidades de participação em concursos, financiamento e apoio às empresas, e sobre trabalhar e viver na UE. 

 

Hiperligações de interesse

Eventos da UE em Portugal

Leia as últimas notícias sobre a UE

Principais políticas da UE para Portugal

Contactos da UE em Portugal