Skip to main content
Representação em Portugal logo
Representação em Portugal

Financiamento e subvenções

O sucesso da investigação faz da Europa um lugar melhor para viver através da introdução de melhorias nos cuidados de saúde, do desenvolvimento de métodos agrícolas sustentáveis e da criação de produtos e serviços inovadores.

Todos os anos, a UE apoia mais de 200 mil empresas por meio de empréstimos às empresas, microfinanciamento, garantias e capital de risco.

Financiamento para pequenas e médias empresas

O acesso ao financiamento é um problema que todas as pequenas e médias empresas (PME) enfrentam durante o seu desenvolvimento. O COSME, programa europeu de apoio às PME, visa facilitar-lhes o acesso ao financiamento em todas as fases de desenvolvimento empresarial, desde a criação até à expansão.

As empresas portuguesas inovadoras podem ainda candidatar-se a financiamento e apoio da UE para projetos de vanguarda com potencial de criação de mercado no âmbito do «Acelerador do CEI» (anteriormente designado «Instrumento a favor das PME»).

O Acelerador do CEI permite que os mais brilhantes e ousados empresários da Europa deem um passo em frente e solicitem financiamento para ideias inovadoras com potencial para criar novos mercados ou revolucionar os existentes.

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) tem uma vertente específica para as PME que concede até 5,5 mil milhões de EUR em recursos de financiamento ou capacidade de garantia.

Os instrumentos de financiamento e os serviços de aconselhamento para os inovadores são também disponibilizados pelo InnovFin, uma iniciativa conjunta lançada pelo Grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo FEI em cooperação com a Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020 para a investigação e a inovação.

Financiamento da investigação 

O financiamento da investigação desempenha um papel fundamental na inovação para alcançar os objetivos de sustentabilidade da Comissão Europeia delineados no Pacto Ecológico e a transição digital da UE.

Horizonte 2020 é o principal instrumento financeiro que põe o investimento em investigação no centro dos esforços da UE para gerar crescimento e empregos inteligentes, inclusivos e sustentáveis.

O próximo programa de investimento em investigação e inovação da UE, o Horizonte Europa, deverá dispor de um orçamento de cerca de 100 mil milhões de euros.

Para além de financiar a investigação empresarial, a UE apoia os investigadores em todas as fases da sua carreira e formação académica.

Oportunidades de financiamento e orientações 

Tudo sobre os programas de financiamento da UE

Informação sobre os tipos de financiamento disponíveis, uma visão geral dos principais programas de financiamento e da forma como o financiamento da UE é gerido.

Procedimentos e orientações em matéria de financiamento

Informações úteis sobre elegibilidade e sobre os procedimentos de candidatura e seleção para financiamento da UE.

Sistema de Transparência Financeira (STF)

Descubra quem recebe anualmente financiamento da Comissão Europeia em Portugal e em toda a UE, incluindo os montantes, os objetivos e as localizações dos beneficiários.

Oportunidades de financiamento disponíveis