Skip to main content
Representação em Portugal logo
Representação em Portugal

Educação, formação e estágios

A Comissão Europeia desenvolveu uma vasta gama de recursos para ajudar os estudantes a aprender sobre a União Europeia. Os professores e os estudantes podem estudar ou ensinar no estrangeiro através de programas financiados pela UE.

Erasmus+

Erasmus

A Comissão Europeia lançou o programa Erasmus+, abrangendo programas de formação a todos os níveis: educação escolar, formação profissional, ensino universitário e formação de adultos. Os programas de voluntariado e desporto também são financiados pelo programa Erasmus+. Estima-se que 4 milhões de europeus tenham beneficiado deste programa entre 2014 e 2020.

O Erasmus+ visa capacitar os professores nas escolas pré-primárias, primárias e secundárias. Oferece-lhes oportunidades para desenvolverem as suas competências profissionais e trabalharem com outros professores da UE. Financia atividades como o intercâmbio de boas práticas ou a experimentação com metodologias inovadoras para enfrentar desafios comuns, como o abandono escolar precoce.

O que é o Erasmus+?

Erasmus Student Network Portugal

A Europa na Escola – Formação para professores

A Europa na Escola

O projeto A Europa na Escola – Formação para professores da Representação da Comissão Europeia em Portugal disponibiliza mapas de aulas prontos a utilizar que utilizam os recursos existentes no sítio web “espaço de aprendizagem”, articulando os temas da UE e da cidadania europeia com os curricula e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no sistema de ensino português.

Espaço de aprendizagem

Espaço de aprendizagem

Os alunos do ensino primário e secundário encontram no Espaço de aprendizagem jogos, concursos e livros de atividades que os ajudarão a descobrir a UE de uma forma divertida, na sala de aula ou em casa. Além disso, o sítio também dá informações sobre como estudar ou fazer voluntariado no estrangeiro.

Se é professor e pretende ajudar os alunos a aprender sobre a UE e o seu funcionamento, esta é uma fonte de material didático para todas as faixas etárias. Para além de encontrar inspiração para os planos de aulas, também pode encontrar oportunidades para estabelecer contactos com outras escolas e professores na UE.

Corpo Europeu de Solidariedade

Corpo Europeu de Solidariedade

O Corpo Europeu de Solidariedade proporciona financiamento e apoio aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos que procuram participar em projetos que beneficiem as comunidades, quer no estrangeiro quer no seu próprio país.

O financiamento do Corpo Europeu de Solidariedade é concedido sob a forma de subvenções a organizações através de convites à apresentação de propostas.

Os jovens que pretendam participar nestas atividades devem inscrever-se no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade. O Portal do Corpo Europeu de Solidariedade proporciona um espaço para que os jovens e as organizações que recebem subvenções possam desenvolver atividades e interagir.

Corpo Europeu de Solidariedade

Volta de Apoio ao Emprego

jovem emprego

Volta de Apoio ao Emprego é promovida pelaRepresentação da Comissão Europeia em Portugal para informar cidadãos sobre medidas de apoio à empregabilidade e oportunidades concretas de emprego/estágios promovidas pela União Europeia.

Veja quais as sessões organizadas pelos Centros EUROPE DIRECT em Portugal, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (responsável pela coordenação da rede EURES nacional), e com outras entidades responsáveis pela implementação de outros programas da UE em Portugal, como a Agência Nacional Erasmus +, o Centro Nacional Europass, a Garantia para a juventude, as autoridades regionais e locais, etc.

Juvenes Translatores

Juvenes Translatores

Um concurso que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia. 
Explore mais Informação sobre o concurso Juvenes Translatores.

Estágios na Comissão

Blue Book

Há duas sessões de estágio de cinco meses na Comissão Europeia, uma com início em março e a segunda com início em outubro. Para se candidatar a qualquer uma das sessões, é necessário um planeamento antecipado, pois as datas de encerramento são no fim do mês de agosto para a sessão de março do ano seguinte e no fim de janeiro para a sessão de outubro.

Podem candidatar-se cidadãos da UE e de países terceiros e os selecionados receberão um subsídio mensal. Os candidatos devem ser licenciados e possuir um bom conhecimento de duas línguas da UE (aos cidadãos de países terceiros só é exigida uma língua).

Estágios na Comissão