Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
Representação em Portugal

Trabalhar nas instituições europeias

Estágios

Sabia que cada uma das instituições da UE tem um programa de estágios?

Estágio da Comissão Europeia (Bluebook Traineeship)

Há duas sessões de estágio de cinco meses na Comissão Europeia, uma com início em março e a segunda com início em outubro. Para se candidatar a qualquer uma das sessões, é necessário um planeamento antecipado, pois as datas de encerramento são no fim do mês de agosto para a sessão de março do ano seguinte e no fim de janeiro para a sessão de outubro.

Podem candidatar-se cidadãos da UE e de países terceiros e os selecionados receberão um subsídio mensal. Os candidatos devem ser licenciados e possuir um bom conhecimento de duas línguas da UE (aos cidadãos de países terceiros só é exigida uma língua).

Nota: na Comissão Europeia é igualmente possível candidatar-se a um estágio de tradução, por exemplo, ou a um estágio científico no Centro Comum de Investigação.

Estágios nas instituições da União Europeia.

Estágios na Comissão Europeia.

IG Talks - estágios Blue Book

IG Talk - estágios Blue Book - Patrícia Felício

O interesse pelo projeto europeu e o crescimento profissional foram os principais motivos que levaram a Patrícia Felício a se candidatar aos estágios Blue Book na área da tradução da Comissão Europeia. Conhece a experiência da Patrícia nesta IG Talk sobre os nossos estágios profissionais.

IG Talk - estágios Blue Book - Pedro Mendes

Com formação académica em Engenharia Física e Estudos Europeus, o Pedro é estagiário Blue Book na Representação da Comissão Europeia em Portugal e, nesta IG Talk, partilha connosco a sua rotina de trabalho e dicas para o processo de candidatura aos estágios profissionais da Comissão Europeia.

Lugares permanentes

As instituições da UE empregam mais de 40 000 pessoas, principalmente na União Europeia, mas também em locais de todo o mundo. Enquanto cidadão da UE, pode candidatar-se a um emprego em qualquer das instituições da UE.

Os «concursos gerais» ou concursos para assegurar lugares permanentes como funcionários da UE emtodas as instituições da UE são geridos centralmente pelo Serviço Europeu de Seleção do Pessoal.

Os requisitos para cada lugar variam, por isso, antes de apresentar o pedido, certifique-se de que leu atentamente as instruções relativas ao lugar em questão.

Pode criar uma conta EPSO assim como o seu CV em formato Europass em qualquer momento, para ter o trabalho adiantado caso seja publicado um concurso do seu interesse.

Nota: os funcionários da UE devem poder trabalhar em mais do que uma língua da UE.

Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO).

Porquê trabalhar para a UE?

Explore as várias oportunidades de emprego.

Lugares temporários

Estão também disponíveis lugares temporários nas instituições, agências e organismos da UE, principalmente lugares de agentes contratuais (muitas das instituições referem-se a estes contratos como contratos CAST) e lugares de agentes temporários (com condições semelhantes aos contratos permanentes).

Alguns concursos CAST estão abertos de forma permanente. Nesses casos, pode candidatar-se em qualquer altura e quando as instituições precisarem de candidatos para preencher um lugar, consultam esta lista e lançam os procedimentos de seleção.

Para os lugares nas agências da UE, consulte as listas de vagas das próprias agências/organismos da UE.

Explore as várias oportunidades de emprego.

Tecnologias da informação e da comunicação (CAST Permanent) | Careers with the European Union (europa.eu)

Assuntos políticos/Políticas da UE (CAST Permanent) | Careers with the European Union (europa.eu)

Comunicação (CAST Permanent) | Careers with the European Union (europa.eu)