- alargamento da União Europeia | União Europeia
- Terça-feira, 16 de abril de 2024, 10:00 - 11:30 (WEST)
- Portugal
Informação prática
- Quando
- Terça-feira, 16 de abril de 2024, 10:00 - 11:30 (WEST)
- Onde
- ISCTEPortugal
- Línguas
- inglês, português
- Sítio Web
- Acompanhe em direto
Descrição
Stefan Lehne vem a Portugal para partilhar a sua longa experiência em assuntos europeus. O seu discurso centrar-se-á no duplo desafio do alargamento e da reforma da UE.
No âmbito da resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia, a UE ofereceu o estatuto de país candidato à Ucrânia, à Moldávia e à Geórgia e, em dezembro de 2023, decidiu iniciar conversações de adesão com Kiev e Chisinau. Estas decisões deram um novo ímpeto e urgência ao processo de alargamento da UE, que estagnou desde a adesão da Croácia em 2013. Para além dos novos candidatos orientais, seis países dos Balcãs Ocidentais pediram a adesão. A Turquia também formalmente continua a ser um candidato, embora a sua perspetiva de adesão tenha diminuído.
Alargar a UE a mais de 35 membros será difícil, e exigirá uma plena mobilização da capacidade de resolução de problemas da UE. Levanta também as questões da capacidade de absorção da UE, de saber se as instituições, as políticas e as finanças do bloco são capazes de acomodar um número significativo de membros adicionais. O debate sobre que tipo de reformas serão necessárias para tornar a UE adequada para a próxima ronda de alargamento já começou, mas ainda está longe de um resultado conclusivo.
Stefan Lehne falará sobre a relação entre o alargamento e o aprofundamento da UE numa perspetiva histórica, mas destacará em particular os desafios especiais que a UE terá de enfrentar na próxima fase do alargamento.