Ação organizada pela Câmara Municipal de Mafra, em parceria com a Federação Nacional de Educação (FNE) e a Fundação Oceano Azul, integrada na campanha da União Europeia #EUBeachCleanup.
- proteção do ambiente
- Sábado, 17 de setembro de 2022, 10:00 - 13:00 (WEST)
- Portugal
Informação prática
- Quando
- Sábado, 17 de setembro de 2022, 10:00 - 13:00 (WEST)
- Onde
- Praia da Foz do LizandroPortugal
- Línguas
- português
- Número de lugares
- Não há limites de capacidade
- Preço de entrada
- Entrada gratuita
Descrição
A Representação da Comissão Europeia em Portugal associa-se à Fundação Oceano Azul em mais um Dia Internacional de Limpeza Costeira, no âmbito da campanha #EUBeachCleanUp da União Europeia.
Este ano a data será celebrada através de mais de 100 ações de limpeza, organizadas por mais de 200 organizações nacionais, que decorrerão de norte a sul do país, nos Açores e na Madeira de 17 a 25 de setembro, durante as quais milhares de voluntários terão oportunidade de contribuir para a conservação do oceano.
A Representação da Comissão Europeia assinalará o arranque da campanha em conjunto com a Fundação Oceano Azul e a Câmara Municipal de Mafra, numa ação que terá lugar no sábado, dia 17 de setembro, às 10:00, na Praia da Foz do Lizandro. Esta ação contará com a presença da Representante da Comissão Europeia, Sofia Moreira de Sousa, de António José Correia, representante da Fundação Oceano Azul, e de António Felgueiras e Marta Gomes, vereadores da Câmara Municipal de Mafra.
A campanha #EUBeachCleanup, promovida pela União Europeia pretende mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e para a necessidade de uma maior proteção do oceano. Em 2022, no âmbito do Ano Europeu da Juventude, a quinta edição da campanha #EUBeachCleanup, irá concentrar-se na juventude, encorajando jovens de todo o mundo a organizar e/ou participar em atividades de limpeza nas praias e zonas fluviais.
As organizações que pretendam aderir à iniciativa ainda podem registar as suas ações de limpeza no website da Fundação Oceano Azul (aqui), onde é disponibilizada também a informação necessária para os cidadãos se juntarem a este movimento global.
Este é já o quarto ano consecutivo em que a Fundação Oceano Azul promove e apoia o trabalho desenvolvido pelas diferentes organizações que combatem ativamente um dos maiores problemas ambientais do planeta, o lixo marinho.
Desde o arranque desta iniciativa, em 2019, já foram recolhidas, em Portugal, 192 toneladas de lixo marinho em aproximadamente 1250 ações de limpeza costeira, as quais envolveram quase 24 mil voluntários e 250 organizações.
INFORMAÇÃO SOBRE TODAS AS ATIVIDADES POR REGIÃO.
ALGUMAS INICIATIVAS EM DESTAQUE:
- 17 de setembro:
- Ação subaquática na Baía de Cascais, às 9h;
- Ação de limpeza na Boca do Inferno – Cascais, às 9h30;
- Ação de limpeza no Cabo da Roca – Sintra, às 10h;
- Ação de limpeza na Praia da Foz do Lizandro – Mafra, às 10h;
Ações de limpeza promovidas pelos municípios de Cascais, Sintra e Mafra, que integram vários parceiros e que contam com a participação de representantes destes municípios, da Comissão Europeia em Portugal e da Fundação Oceano Azul.
- 24 de setembro:
Porto de Sesimbra, a partir das 8h: Grande ação de limpeza subaquática que pretende mobilizar o maior número de mergulhadores de sempre em ação subaquática em Portugal.