A cidade de Lisboa acolhe entre os dias 1 e 4 de julho a “Ágora Jacques Delors”, que juntará 130 jovens de mais de 30 nacionalidades para discutir os principais desafios enfrentados pela União Europeia e as prioridades políticas para os próximos cinco anos, em sessões de debate com decisores e especialistas europeus, entre os quais vários portugueses.
Promovido pela Académie Notre Europe (Paris), Scuola di Politiche (Roma) e Academia Europea Leadership (Barcelona), o evento conta com a colaboração da Representação da Comissão Europeia em Portugal e decorre em vários pontos da capital portuguesa, com a abertura, às 15:00 do dia 1 de julho, a ter lugar na Assembleia da República (ver programa para mais detalhes).
Na manhã do dia 1 de julho, pelas 11:00, terá lugar uma conferência de imprensa de apresentação do evento com Pascal Lamy, coordenador dos Institutos Jacques Delors e ex-diretor geral da Organização Mundial do Comércio, Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e Sofia Fernandes, diretora da academia Notre Europe. A conferência de imprensa decorrerá nas instalações da Representação da Comissão Europeia, em Lisboa, no Largo Jean Monnet (para mais informações contactar Daniel [dot] ROSARIOec [dot] europa [dot] eu (Daniel[dot]ROSARIO[at]ec[dot]europa[dot]eu) e Rita [dot] CERQUEIRAec [dot] europa [dot] eu (Rita[dot]CERQUEIRA[at]ec[dot]europa[dot]eu)).
O painel de oradores do evento conta com a participação de membros da Comissão Europeia, como Maroš Šefčovič, Vice-Presidente, e Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, bem como outras individualidades como Pascal Lamy, Federica Mogherini (reitora do Colégio da Europa e antiga chefe da diplomacia europeia), Enrico Letta (Presidente do Instituto Jacques Delors e ex-chefe de governo de Itália) ou António Vitorino (ex-diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações e antigo comissário europeu e ministro da defesa).
O evento conta igualmente com a participação de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, José Pedro Aguiar Branco, Presidente da Assembleia da República, Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Inês Domingos, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Da lista de oradores constam ainda nomes como Teresa Ribera, ministra espanhola responsável pela transição ecológica, e Anna Lührmann, Ministra para a Europa e Clima da Alemanha.
A “Ágora Jacques Delors” será realizada em locais cedidos por diversos parceiros da iniciativa, incluindo a Assembleia da República, a Fundação Gulbenkian, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Agência Europeia da Segurança Marítima. Os debates abordarão temas políticos e institucionais no contexto das eleições europeias, desafios económicos e sociais, transições ecológica e digital, desafios globais, políticas de defesa e migração, e o alargamento da União Europeia (link programa).
Cinco anos depois de Budapeste, a “Ágora Jacques Delors” regressa este ano com o objetivo de proporcionar um espaço para debates diversos e enriquecedores. As candidaturas para o evento em Lisboa estiveram abertas entre março e abril de 2024, destinadas a qualquer pessoa entre os 18 e os 35 anos que estivesse disposta a contribuir para as discussões sobre o futuro da Europa.
Informações úteis
As sessões da «Ágora Jacques Delors» são abertas à imprensa, os jornalistas interessados devem contactar Lara Martelli (martellidelorsinstitute [dot] eu (martelli[at]delorsinstitute[dot]eu) | +33 6 28 78 85 64).
Mais informações sobre o evento e o programa completo estão disponíveis nesta página.
Pode acompanhar o evento através das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal (Facebook, Instagram e X/Twitter) e da organização do evento (LinkedIn, X/Twitter e Instagram).
Informação detalhada
- Data de publicação
- 26 de junho de 2024
- Autor/Autora
- Representação em Portugal