Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia20 de fevereiro de 2024Representação em Portugal1 min de leitura

Arquitetura Contemporânea: projeto português finalista em prémio europeu

Projeto português é um dos finalistas do Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Mies van der Rohe Awards (Prémios EUmies), na categoria Emergente.

Praça e Posto de Turismo em Piódão

A Praça e Posto de Turismo em Piódão consta da lista dos sete finalistas divulgada esta terça-feira pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe. A obra do estúdio Branco del Rio reabilita e reconfigura uma praça e o edifício de escritórios de turismo do Piódão. Tem como autores João Branco (1983 Portugal) e Paula del Río (1985 Espanha) e, em colaboração com o arquiteto Marco Silva, estabelece uma ligação entre a sustentabilidade cultural e material, esperando-se que contribua para a instalação de novos habitantes no interior do país. 

O projeto português é finalista juntamente com a Biblioteca Gabriel García Márquez, em Espanha. Uma obra que culmina num plano de três décadas de construção desta biblioteca pública em Barcelona. 

De uma pré-seleção de 40 obras, o júri internacional dos Prémios EUmies selecionou também 5 finalistas na categoria Arquitetura que servem de referência para as políticas municipais locais, ao criarem ambientes de vida inclusivos e de elevada qualidade. 

Os vencedores serão anunciados a 25 de abril de 2024, durante um evento no CIVA (Centro de Informação, Documentação e Exposições sobre a cidade, a arquitetura, a paisagem e o planeamento urbano em Bruxelas). Os prémios serão entregues a 13 e 14 de maio de 2024, durante a cerimónia de entrega dos prémios, no pavilhão de Mies van der Rohe, em Barcelona. O vencedor do Prémio de Arquitetura e o vencedor do Prémio de Arquitetura Emergentes receberão €60.000 e €30.000, respetivamente. 


Mais informações disponíveis na página oficial e no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
20 de fevereiro de 2024
Autor/Autora
Representação em Portugal