No âmbito da sua resposta à epidemia de varíola M na República Democrática do Congo, a Comissão está a coordenar e financiar o transporte e entrega de 122 300 doses de vacina aos centros africanos de prevenção e controlo das doenças. As vacinas foram doadas pela Bélgica, pela Alemanha e por Portugal. Prevê-se que uma primeira remessa de 100 000 doses doadas pela Alemanha chegue esta semana à República Democrática do Congo.
Esta entrega faz parte do compromisso global da UE e dos seus Estados-Membros de doar 580 000 vacinas contra a varíola M aos centros africanos de prevenção e controlo das doenças, tendo já sido entregues mais de 205 000 doses. Nas próximas semanas, estão previstas mais entregas provenientes de outros Estados-Membros da UE. As vacinas doadas serão transportadas pela UNICEF no quadro de uma parceria com a Comissão.
A UE tem estado ativa desde a primeira vaga do vírus. Desde julho de 2024, além do fornecimento de vacinas, a Comissão disponibilizou 1,5 milhões de EUR em ajuda humanitária para ajudar a República Democrática do Congo, o Burundi e o Uganda a fazer face ao surto de varíola M.
Além disso, a UE destacou quatro epidemiologistas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para a República Democrática do Congo, que é o epicentro desta epidemia.
Mais informações disponíveis no sítio EUROPA e nesta ligação.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 14 de novembro de 2024
- Autor/Autora
- Representação em Portugal