
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, organizou um diálogo de alto nível com representantes da indústria automóvel para debater as implicações das taxas aduaneiras aplicadas pelos EUA a automóveis, peças de automóveis e veículos comerciais. A troca de pontos de vista centrou-se na recolha de perspetivas e propostas da indústria para uma resposta mais eficaz da UE às medidas.
Os participantes manifestaram sérias preocupações quanto às implicações mais vastas dos direitos aduaneiros dos EUA, especialmente quanto ao risco de desvio dos fluxos comerciais. Salientaram a incerteza criada por estas medidas no que se refere às cadeias de abastecimento integradas — especialmente no setor automóvel — que abrangem ambos os lados do Atlântico e são fundamentais para os atuais modelos de negócio.
Expressaram o seu apoio à redução dos direitos aduaneiros de ambas as partes no âmbito de uma solução negociada, sendo esta uma via em que a Comissão Europeia continua empenhada. Os participantes partilharam igualmente perspetivas sobre possibilidades de a UE e os EUA reduzirem as barreiras não pautais de uma forma mutuamente benéfica. De um modo mais geral, incentivaram a Comissão Europeia a reforçar a execução da sua agenda para a competitividade, nomeadamente pela aceleração das ações incluídas no Plano de Ação para o Setor Automóvel.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 8 de abril de 2025
- Autor/Autora
- Representação em Portugal