Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia18 de outubro de 2018Representação em Portugal1 min de leitura

Comissão Europeia e Bill Gates lançam um fundo de investimento no domínio das energias limpas

A Comissão Europeia e Breakthrough Energy, dirigida por Bill Gates, assinaram um memorando de entendimento relativo à criação de Breakthrough Energy Europe (BEE) – um fundo de investimento comum destinado a assistir as empresas europeias inovadoras a...

Comissão Europeia e Bill Gates lançam um fundo de investimento no domínio das energias limpas

Através desta iniciativa, a Comissão adota medidas para continuar a liderar o combate às alterações climáticas, aplicar o Acordo de Paris e promover a eficiência energética – assinalando claramente aos mercados de capitais e aos investidores que a transição global para uma economia moderna e não poluente veio para ficar.

O referido fundo associa o financiamento público e o capital de risco a longo prazo, para que os resultados da investigação e da inovação no domínio das energias limpas se possam incorporar no mercado de forma mais rápida e eficiente.

Dispondo de uma capitalização de 100 milhões de euros, o fundo irá centrar-se na redução das emissões dos gases com efeito de estufa e na promoção da eficiência energética nos setores da eletricidade, dos transportes, da agricultura, da indústria transformadora e dos imóveis. Trata-se de um projeto-piloto que pode servir de modelo para iniciativas semelhantes noutros domínios temáticos.

Prevê-se que Breakthrough Energy Europe deverá estar operacional em 2019. Metade do capital será assegurada pela Breakthrough Energy e a outra metade pelo InnovFin, ou seja, pelos instrumentos financeiros com partilha de riscos financiados pelo atual programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
18 de outubro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal