Através desta iniciativa, a Comissão adota medidas para continuar a liderar o combate às alterações climáticas, aplicar o Acordo de Paris e promover a eficiência energética – assinalando claramente aos mercados de capitais e aos investidores que a transição global para uma economia moderna e não poluente veio para ficar.
O referido fundo associa o financiamento público e o capital de risco a longo prazo, para que os resultados da investigação e da inovação no domínio das energias limpas se possam incorporar no mercado de forma mais rápida e eficiente.
Dispondo de uma capitalização de 100 milhões de euros, o fundo irá centrar-se na redução das emissões dos gases com efeito de estufa e na promoção da eficiência energética nos setores da eletricidade, dos transportes, da agricultura, da indústria transformadora e dos imóveis. Trata-se de um projeto-piloto que pode servir de modelo para iniciativas semelhantes noutros domínios temáticos.
Prevê-se que Breakthrough Energy Europe deverá estar operacional em 2019. Metade do capital será assegurada pela Breakthrough Energy e a outra metade pelo InnovFin, ou seja, pelos instrumentos financeiros com partilha de riscos financiados pelo atual programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020.
Ligações úteis:
- Comunicado de imprensa - 17/10/2018
- Comunicado de imprensa: International ministerial meeting demonstrates role of Mission Innovation in accelerating clean energy revolution
- Comunicado de imprensa: Mission Innovation Launches New Initiatives at the One Planet Summit Aimed at Promoting Public-Private Collaboration
- Bill Gates: 4 signs of progress on climate change
- Plano de Ação sobre Finanças Sustentáveis
Informação detalhada
- Data de publicação
- 18 de outubro de 2018
- Autor/Autora
- Representação em Portugal