Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia18 de março de 2022Representação em Portugal4 min de leitura

Comissão Europeia em Portugal associa-se ao «SPEAK For Ukraine» para apoiar integração de refugiados

#SPEAKForUkraine

O SPEAK For Ukraine foi lançado a 12 de março, 16 dias depois do começo da guerra na Ucrânia, para dar resposta à necessidade de integração de milhões de pessoas que foram forçadas a abandonar este país.

Esta plataforma permite juntar voluntários a organizações, assim como a refugiados que, após a chegada aos países de acolhimento, necessitam de apoio para ultrapassar a barreira linguística e criar uma rede informal de apoio. Nestes primeiros dias, já foram registadas centenas de inscrições de mais de 60 cidades na Europa e no mundo.

Lançada em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Associação Be Human, com o apoio da Fundação Ageas, a plataforma vai permitir que:

  • Refugiados da Ucrânia tenham acesso rápido e gratuito a grupos de aprendizagem de línguas, onde podem aprender a língua local do país de acolhimento, e a grupos de apoio emocional para as apoiar, e às suas famílias, na integração nas comunidades.
  • Voluntários possam ajudar refugiados da Ucrânia ao liderar grupos de aprendizagem de línguas, ensinando a língua local, e ao apoiar as organizações com tradução e/ou interpretação de ucraniano ou russo para as mais diversas línguas.
  • Organizações e sociedade civil possam referenciar refugiados, assim como requerer acesso a uma rede de tradutores e/ou intérpretes e aceder a grupos de apoio emocional.

Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, reforça que «aprender o idioma local, desenvolver relações pessoais e criar uma base de apoio é essencial para uma verdadeira integração. É este o impacto do SPEAK. A Comissão Europeia trabalha intensamente em várias frentes, para parar esta guerra ignóbil, para fazer face às suas consequências e para acolher e proteger quem procura refúgio na União Europeia. A nossa colaboração com o SPEAK For Ukraine acrescenta uma oportunidade concreta de voluntariado, de apoio nestes recomeços de vida e de incentivo à onda de solidariedade dos portugueses e demais europeus.»

«Através do SPEAK For Ukraine, pretendemos complementar o trabalho de integração de pessoas migrantes e refugiadas ao nível da barreira linguística, já desenvolvido pelo SPEAK nas diferentes cidades do mundo em que está presente», refere Hugo Menino Aguiar, co-fundador & CEO do SPEAK. «Com esta plataforma criámos uma solução de integração ao nível familiar, e não apenas individual, garantindo que as pessoas conseguem ultrapassar a barreira linguística e criar uma rede de suporte informal no seu país de acolhimento. Assim, expandimos a comunidade para os países vizinhos da Ucrânia onde o SPEAK ainda não tem presença ativa. Ao mesmo tempo, procuramos garantir que organizações por toda a Europa encontrem no SPEAK For Ukraine o apoio linguístico e de integração de pessoas refugiadas de que necessitam

Além da barreira linguística, o SPEAK For Ukraine vem também dar resposta à necessidade de comunicação inicial, com a ativação de uma rede internacional de tradutores e intérpretes, e de apoio psicológico a quem fugiu da guerra na Ucrânia. Através de uma colaboração com a Associação Be Human, pessoas refugiadas podem aceder a grupos de apoio emocional, gratuitos e de qualidade, para as ajudar a ultrapassar eventuais traumas.

«A crise humanitária presente exige uma resposta concertada entre entidades públicas, privadas e sociais, sendo essencial a existência de um plano de médio-prazo que contemple apoio de emergência e apoio estruturado à progressiva integração de pessoas refugiadas na comunidade portuguesa. Este projeto representa tudo isso! Acrescento ainda que é de louvar a rapidez com que a equipa do SPEAK desenvolveu este programa específico focado em integrar estas pessoas refugiadas e facilitar o trabalho de outras organizações com o mesmo foco. Apoiar este projeto do SPEAK é um orgulho para a Fundação Ageas!», declara João Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.

Sobre a importância do apoio psicológico, Maria Palha, Fundadora do Be Human acrescenta que «as feridas invisíveis de assistir e vivenciar uma guerra transcendem as nossas gerações. Tornou-se fundamental criar um programa de apoio emocional para prevenir o stress agudo e os transtornos psicológicos a curto, médio e longo prazo».

 

Contactos da assessoria de imprensa:

Comissão Europeia em Portugal: Daniel Rosário – daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu), 936 540 378 – e Rita Fortunato Baptista – rita [dot] fortunato-baptistaatec [dot] europa [dot] eu (rita[dot]fortunato-baptista[at]ec[dot]europa[dot]eu), 966 822 590.

SPEAK: Beatriz Isaac - beatrizatspeak [dot] social (beatriz[at]speak[dot]social), 917 088 970.

 

Mais informação:

Podem acompanhar as novidades sobre esta iniciativa através do marcador #SPEAKforUkraine.

Qualquer pessoa ou entidade interessada pode registar-se na plataforma SPEAK For Ukraine.

Comunicado de imprensa sobre o SPEAK For Ukraine em: PT | EN | UA | RU

O SPEAK é uma startup de impacto social fundada em 2014, em Portugal. Com o objetivo de mitigar a exclusão social de migrantes e refugiados, a organização tem uma comunidade de 52 000 pessoas e está presente em 23 cidades. O SPEAK foi um dos vencedores do European Google Impact Challenge e ficou em 3º lugar no Chivas Venture Tournament, em 2019. Para mais informações, visite o site www.speak.social.

 

Informação detalhada

Data de publicação
18 de março de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal