Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia14 de julho de 2016Representação em Portugal

Comissão Europeia nomeia novo Chefe da Representação em Lisboa

A Comissão Europeia nomeou Sofia Colares Alves como novo Chefe da sua Representação em Portugal.Sofia Colares Alves, que deverá entrar em funções em 16 de julho, tem uma experiência de mais de vinte anos no domínio dos assuntos europeus e...

Sofia Alves ©Lookpeople.be Reginald M.

Após sete anos na DG Concorrência, passou a exercer funções de membro do gabinete do antigo Vice-Presidente da Comissão Joaquín Almunia (de 2010 a 2013), ao qual prestou aconselhamento em matéria de cartéis, política anti-trust e controlo das concentrações nos setores farmacêutico, dos transportes, da agricultura e da alimentação, e da indústria transformadora. Foi subsequentemente nomeada chefe de unidade na DG Concorrência, tendo sido responsável pela coordenação do trabalho das autoridades nacionais de concorrência no âmbito da aplicação da legislação da UE no domínio anti-trust (de 2013 a 2015).

Em maio de 2015 foi destacada para a Autoridade da Concorrência Portuguesa, em Lisboa, na qualidade de chefe de gabinete incumbida de prestar aconselhamento ao respetivo Conselho em todos os domínios da competência da AdC.

Tendo iniciado a sua carreira como assistente no departamento de direito do Colégio da Europa, adquiriu em seguida um ano de experiência no setor privado, ao serviço da sociedade de advogados belga Vermulst & Waer Advocaten.

Obteve a sua licenciatura em Direito na Universidade de Lisboa e um mestrado em Estudos jurídicos europeus no Colégio da Europa em Bruges.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
14 de julho de 2016
Autor/Autora
Representação em Portugal