Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia17 de outubro de 2018Representação em Portugal1 min de leitura

Comissão lança 2.ª edição do concurso DiscoverEU

Após o sucesso da edição do DiscoverEU, a Comissão Europeia vai lançar o seu segundo concurso para bilhetes gratuitos para jovens de 18 anos a 29 de novembro.

DiscoverEU

Dado o sucesso da primeira edição do DiscoverEU, a Comissão Europeia decidiu lançar um segundo concurso para dar a mesma oportunidade a todos os jovens de 18 anos que queiram descobrir a Europa viajando. As inscrições abrem a 29 de novembro e terminam a 31 de dezembro de 2018 na página oficial do Portal Europeu da Juventude.

Todos na UE que tenham 18 anos até 11 de dezembro podem candidatar-se a um bilhete gratuito que lhes dará a oportunidade de viajar pela Europa entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019.

Lançado em 2017, o DiscoverEU já juntou 15 mil jovens, construindo uma verdadeira comunidade em toda a Europa ao dar-lhes a oportunidade de viajar pelos países da União Europeia, fosse individualmente ou num grupo com o máximo de 5 pessoas.

Os participantes, que não se conheciam anteriormente, estabeleceram contacto nas redes sociais, formaram grupos para viajar de cidade em cidade ou ficaram em casa uns dos outros.

Tibor Navracsics, Comissário da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, anunciou a segunda edição do DiscoverEU, sobre a qual notou: «Este Verão, cerca de 15 mil jovens com 18 anos puderam viajar pela EU. Experienciaram em primeira mão como é ser europeu. Tiveram a oportunidade de descobrir a diversidade e a riqueza cultural da Europa, bem como de conhecer pessoas de toda a UE. Ouvimos tantas notícias fantásticas de quem participou e estou muito satisfeito por podermos oferecer esta experiência a mais jovens no próximo ano!».

O sucesso e esmagador interesse são claros pelo que a Comissão Europeia espera continuar a investir no DiscoverEU e tornar esta experiência ainda mais efetiva e acessível no futuro. Para isso, propôs a soma de 700 milhões de euros para esta iniciativa no âmbito do programa Erasmus que, a ser aprovada, significará estender a oportunidade a mais 1,5 milhões de jovens com 18 anos de idade de poder viajar pela Europa entre 2021 e 2027.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
17 de outubro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal