Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia10 de maio de 2022Representação em Portugal1 min de leitura

Comissão reforça orçamento do Programa Horizonte Europa para apoiar a inovação nos domínios do ambiente, da saúde e digital e os investigadores deslocados da Ucrânia

A Comissão aprovou hoje a alteração do plano de trabalho do Horizonte Europa para 2021-2022 reforçando o orçamento do programa em cerca de 562 milhões de euros.

bandeiras UE

O objetivo é aumentar o apoio às missões da UE que visam soluções inovadoras para os desafios nos domínios do ambiente, da saúde e digital, a par de novas ações para impulsionar o ecossistema europeu de inovação. O orçamento do programa para 2021 e 2022 ascende agora a cerca de 16 mil milhões de euros. Na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, a alteração compreende ainda ações de apoio a investigadores que antes desenvolviam a sua atividade na Ucrânia. Essas ações contarão com um montante de 25 milhões de euros para permitir que os investigadores deslocados continuem a trabalhar numa instituição académica ou não académica de acolhimento nos Estados-Membros da UE ou países associados ao Horizonte Europa, no âmbito das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA4Ukraine) e ajudá-los a regressar à Ucrânia quando tal for possível a fim de reconstruir a capacidade de investigação e inovação do país (ver o comunicado de imprensa específico sobre este assunto). Centenas de cientistas ucranianos poderão também beneficiar de um orçamento reforçado com um milhão de euros para o Programa Científico «Fronteira Humana», no quadro da iniciativa «cientistas ajudam cientistas», da componente 1 «Saúde» do Horizonte Europa. Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
10 de maio de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal