Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia26 de janeiro de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Convite para aderir à delegação das empresas agroalimentares da UE no Japão

A inscrição está aberta até 31 de janeiro de 2023.

agri - Convite para aderir à delegação das empresas agroalimentares da UE no Japão

Janusz Wojciechowski, Comissário responsável pela Agricultura, visitará o Japão em 2 e 6 de julho de 2023, acompanhado de uma delegação empresarial de altos representantes do setor agroalimentar da UE. O objetivo desta missão de alto nível é facilitar as exportações europeias de produtos alimentares e bebidas agrícolas para o Japão e expandir a sua presença neste mercado.

A Comissão convida, em especial, os representantes dos seguintes setores a apresentarem a sua candidatura: carne (carne de bovino, carne de suíno e aves de capoeira), produtos agrícolas transformados, produtos lácteos (com destaque para os queijos), vinho, cerveja e bebidas espirituosas, azeite, frutas e produtos hortícolas.

O programa da missão empresarial ao Japão será especialmente orientado para empresas de todos os Estados-Membros da UE que não tenham participado anteriormente em projetos semelhantes da UE e que possam ser novos no mercado japonês. A Comissão dará prioridade, em especial, às pequenas e médias empresas com um potencial de exportação credível.

Os candidatos interessados podem inscrever-se agora e o prazo para a apresentação de candidaturas termina em 31 de janeiro de 2023.

O Japão é o 5.º maior destino de exportação de produtos agroalimentares da UE, registando uma rápida taxa de crescimento anual das exportações da UE. Um país dinâmico e de elevado rendimento de 126 milhões de pessoas, representa oportunidades sólidas para vários setores agroalimentares, incluindo os produtos biológicos e os produtos com indicações geográficas (IG). O Acordo de Parceria Económica da UE no Japão está em vigor desde 2019. Ao longo do tempo, cerca de 85 % dos produtos agroalimentares da UE (em rubricas pautais) serão autorizados a entrar no Japão totalmente com isenção de direitos aduaneiros.

Informação detalhada

Data de publicação
26 de janeiro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal