Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia6 de maio de 2021Representação em Portugal6 min de leitura

Dia da Europa 2021: cultura, mobilidade sustentável e visões para o futuro

No ano em que se assinala o 35º aniversário da adesão de Portugal ao projeto europeu, a Comissão Europeia em Portugal assinala o Dia da Europa com uma variedade de iniciativas para promover a proximidade e o debate sobre o futuro da Europa. Encontre...

Dia da Europa

Programação cultural online
A música como linguagem comum e que nos relaciona terá lugar de destaque nas celebrações do Dia da Europa em 2021. Na manhã de 9 de maio, às 10h00, será transmitido o concerto online «Time to Deliver: What can the Arts do to help Europe’s Recovery?», da Orquestra Europeia da Juventude. Seis jovens portugueses, membros e ex-alunos desta Orquestra, baseados em Portugal e na Alemanha, contribuem com uma atuação da jovem Serenata Op. 8 de Beethoven e também com as suas ideias sobre a Europa, Portugal e o papel da música na ajuda à sociedade. Mais informações aqui.

No mesmo dia, às 17h00, 1 300 músicos principiantes e profissionais de 43 países diferentes juntam-se numa atuação da Orquestra Europeia Virtual para interpretar uma versão especial do hino europeu («Hino da Alegria» de Beethoven) e que será transmitido no Facebook e Twitter da Comissão Europeia em Portugal. Este projeto é coordenado e organizado pelo recordista mundial da maior orquestra virtual, Jens Illemann, músico e professor que fundou a orquestra virtual #Corona-special. Para o Dia da Europa, Jens Illemann fez um arranjo para o hino europeu, combinando música clássica, swing e rock num estilo eclético e vai tentar bater um novo recorde do Guinness com esta atuação. Mais informações aqui.

Para encerrar o dia, a partir das 18h00 decorre o Music Europe Day, que inclui 15 concertos e conversas com artistas de vários países europeus. Portugal estará representado pela Nenny nesta maratona musical organizada pela Europavox e pela Representação da Comissão Europeia em França e que poderá ser acompanhada no Facebook da Comissão Europeia em Portugal. A ela juntam-se Balkan Taksim, Roménia, Daithí, Irlanda, David Walters, França, Garbanotas, Lituânia, Girls in Hawaii, Bélgica, Kid Simius, Alemanha, Ladaniva, Arménia, Lor, Polónia, Lydmor, Dinamarca, My Ugly Clementine, Áustria, nemanja, Croácia. O Music Europe Day - MED surge em 2020 como uma alternativa digital às festividades do Dia da Europa com mais de 600 000 pessoas a assistir a essa primeira edição. Antes, no dia 6 de maio, às 21h30, estaremos à conversa com a Nenny, em direto no Instagram.

Debates, entrevistas e 35 visões para o futuro da Europa
No dia 9 de maio, a RTP transmite em direto, a partir do Mosteiro dos Jerónimos, um debate sobre o futuro da União Europeia com Elisa Ferreira, Durão Barroso, Carlos Moedas e António Vitorino, portugueses que integraram ou integram o Colégio de Comissários da Comissão Europeia. O debate terá início durante a emissão do Telejornal da RTP1 e prosseguirá na RTP3. No preâmbulo desta conversa conjunta, a RTP entrevistou individualmente cada um dos protagonistas e João de Deus Pinheiro, também ex-comissário europeu. No dia 28 de abril, Elisa Ferreira esteve na Grande Entrevista com Vítor Gonçalves. As restantes entrevistas são transmitidas no programa 360⁰ da RTP3, durante a semana que antecede o Dia da Europa: João de Deus Pinheiro a 3 de maio, António Vitorino a 4 de maio, Carlos Moedas a 5 de maio, e Durão Barroso a 6 de maio.

O Público será palco de dois eventos para dar voz ao que as pessoas pensam da UE, agora e no futuro, com duas iniciativas que podem ser acompanhadas no jornal e nas suas várias plataformas digitais. No dia 9 de maio publica uma série editorial com testemunhos de 35 pessoas diferentes e a sua perspetiva sobre os 35 anos de história de Portugal na União Europeia. No dia 14 de maio promove o debate online «Europa: jovens forças do velho continente» com jovens que se destacam em áreas diferentes para debater o que significa viver no Portugal Europeu e as suas propostas para o futuro da União Europeia, assim como responder a questões da audiência através do Facebook e YouTube.

Mobilidade verde
Ligámos a celebração deste Dia da Europa ao facto de 2021 ser também o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, com o objetivo de reforçar os benefícios deste enquanto meio de transporte sustentável, inteligente e seguro, no contexto das prioridades definidas no Pacto Ecológico Europeu. Vestimos um elétrico tradicional do Porto e outro de Lisboa, assim como uma carruagem do metro do Porto e duas carruagens de comboios das linhas de Sintra e de Cascais com o verde que inspira para uma Europa de futuro mais sustentável e com uma maior participação de todos. Podem ver algumas fotografias aqui.

Detalhes de circulação das composições no Porto:
- no Metro do Porto vai estar a circular nos próximos dias na linha de Gaia, a linha amarela das 9h às 19h.
- O elétrico Tradicional Porto nº 218, durante o dia de amanhã e sexta-feira (dias 06 e 07 de Maio), foi alocado à linha 1 que faz o percurso Infante – Passeio Alegre e tem passagem pela Alfândega. Circula entre as 9h e as 19h.

Para debater esta transição rumo a maior investimento e utilização do transporte ferroviário, decorre no dia 12 de maio a Conferência virtual «Da estrada para os carris: rumo a um futuro mais verde».

Conferência sobre o Futuro da Europa e um portal para descobrir mais sobre a União Europeia
Para o Dia da Europa este ano, as instituições da UE abrem as suas portas «virtuais», para que os cidadãos possam conhecê-las melhor e saber mais sobre a União Europeia. Um portal do Dia da Europa apresenta os vários organismos e atividades, incluindo os organizados nos Estados-Membros e em todo o mundo. Podem fazer visitas virtuais às instituições da UE, como o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia, ver vídeos, jogar jogos e testar os seus conhecimentos sobre a UE.

A 9 de maio, em Estrasburgo, decorre a inauguração da Conferência sobre o Futuro da Europa que faz parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem. Através da plataforma digital multilingue em futureu.europa.eu, os europeus têm uma forma simples de se fazer ouvir, de partilhar ideias para moldar o futuro e de organizar e/ou participar em eventos e iniciativas.

Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, participa na cerimónia do Dia da Europa no Europe Direct Área Metropolitana do Porto, às 10h45.
Acompanhe as comemorações em direto no Facebook do Europe Direct.

Mais informações:
Para informações gerais sobre o Dia da Europa e a Declaração Schuman de 9 de maio de 1950, consultar aqui.

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um Tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Robert Schuman.

Imagens de arquivo para utilização gratuita pelos meios de comunicação social:
https://audiovisual.ec.europa.eu/en/album/M-000176

Contactos:
Assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal:
Daniel Rosário – daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu), 936 540 378
Rita Fortunato Baptista – rita [dot] fortunato-baptistaatec [dot] europa [dot] eu (rita[dot]fortunato-baptista[at]ec[dot]europa[dot]eu), 966 822 590

Informação detalhada

Data de publicação
6 de maio de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal