Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
Representação em Portugal
Notícia11 outubro 2022Representação em Portugal

DiscoverEU oferece 35 000 bilhetes de comboio aos jovens

A Comissão lança hoje o convite à apresentação de propostas para a iniciativa DiscoverEU do outono, graças ao qual 35 000 jovens receberão um passe ferroviário para explorar a Europa e a sua rica cultura.

DiscoverEU

O convite está aberto a candidatos dos países do programa Erasmus+, desde as 12h00 de hoje até às 12h00 de 25 de outubro (hora de Bruxelas).

Para obter um passe de viagem, os jovens são convidados a candidatar-se no Portal Europeu da Juventude e a responder a cinco perguntas, bem como a uma pergunta adicional. Os candidatos nascidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2004 que tenham preenchido com êxito o questionário de seleção poderão viajar na Europa durante um período máximo de 30 dias entre 1 de março de 2023 e 29 de fevereiro de 2024.

Com o Ano Europeu da Juventude 2022, o número de passes de viagem aumentou bastante. Este ano serão disponibilizados, no total, 70 000 passes. A iniciativa DiscoverEU faz agora parte do Erasmus+, pelo que os participantes da Islândia, do Listenstaine, da Macedónia do Norte, da Noruega, da Sérvia e da Turquia também são elegíveis para se candidatarem. Os beneficiários continuarão a receber um cartão de desconto que lhes dá mais de 40 000 possibilidades de desconto nos transportes públicos, na cultura, no alojamento, na alimentação, no desporto e noutros serviços disponíveis nos países elegíveis.

No âmbito do Ano Europeu da Juventude, a Comissão lançou a iniciativa emblemática «Juventude descobre a cultura graças à DiscoverEU em 2022». É esta a razão pela qual foi lançado, em 25 de maio de 2022, o Itinerário Cultural DiscoverEU, que combina vários destinos e domínios da cultura, incluindo a arquitetura, a música, as artes, o teatro, a moda, o design, etc.

Os viajantes DiscoverEU podem visitar as Capitais Europeias da Cultura, os destinos constantes da prestigiada Lista do Património Mundial da UNESCO ou os destinos aos quais foi atribuída a Marca do Património Europeu. Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
11 outubro 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal