Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia8 de novembro de 2019Representação em Portugal1 min de leitura

Nova ronda de candidaturas para os passes de viagem DiscoverEU

Todos os jovens de 18 anos na União Europeia têm até 28 de novembro de 2019 (12:00 CET) para se candidatarem à oportunidade de partir à descoberta do património cultural da Europa entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020 e, simultaneamente...

DiscoverEU

Até à data, a Comissão atribuiu 50 000 passes de viagem num total de três rondas de candidaturas e 275 000 jovens. A nova ronda dará a outros 20 000 jovens europeus a possibilidade de participar na iniciativa DiscoverEU.

Os jovens da DiscoverEU interessados também podem participar em vários encontros e eventos organizados durante as viagens e receber um diário onde registar as suas experiências.

As atividades DiscoverEU estão organizadas anualmente em torno de um tema específico relacionado com as prioridades da União Europeia.

  • Tema de 2019: «aprender sobre a Europa»
  • Tema de 2020: «Europa verde e sustentável»

Quem pode candidatar-se e como?
Os candidatos devem ser cidadãos da UE, ter 18 anos em 31 de dezembro de 2019 e estarem preparados para viajar entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020, durante 30 dias no máximo.

Os interessados podem candidatar-se através do Portal Europeu da Juventude até 28 de novembro de 2019.

Um comité de avaliação avaliará as candidaturas apresentadas e selecionará os vencedores. Os candidatos serão informados dos resultados do processo de seleção em janeiro de 2020, feita com base num teste de cultura geral sobre a União Europeia.

Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas.

Regra geral, viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas também terão a possibilidade de participar.

Na sequência da ronda lançada, a Comissão tenciona lançar uma nova ronda de candidaturas no primeiro semestre de 2020.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
8 de novembro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal