Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia2 de maio de 2019Representação em Portugal2 min de leitura

Novos passes de viagem disponíveis para os jovens europeus de 18 anos

A Comissão Europeia lança novo convite à apresentação de candidaturas para passes de viagem DiscoverEU. Todos os jovens de 18 anos na UE têm até 16 de maio de 2019 para se candidatar, dando-lhes a oportunidade de descobrir a Europa entre 1 de agosto...

DiscoverEU

Esta nova ronda de candidaturas surge na sequência de um primeiro ano de iniciativa bem sucedido, que permite aos jovens explorar a diversidade cultural e os valores comuns da Europa. Para este segundo ano da iniciativa DiscoverEU, a Comissão Europeia centra-se no reforço da dimensão de aprendizagem do projeto.

Os participantes receberão informações e dicas sobre os lugares a visitar na Europa. Os interessados também podem receber um diário de viagem para registar e refletir sobre as suas experiências, e terão a possibilidade de participar em eventos organizados ao nível da comunidade durante as suas viagens.

Paralelamente, a Comissão está a trabalhar no sentido de tornar a DiscoverEU mais inclusiva e mais acessível a todos, tornando o sistema de aplicação ainda mais fácil, fornecendo conselhos para viagens económicas e acomodando, tanto quanto possível, as necessidades dos jovens com deficiência para que possam viajar.

Quem pode candidatar-se e como?
Os candidatos devem ter nascido entre 2 de julho de 2000 (inclusive) e 1 de julho de 2001 (inclusive) e estar dispostos a viajar entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020 por um período máximo de 30 dias.

Os interessados podem candidatar-se através do Portal Europeu da Juventude. Um comité de avaliação avaliará as candidaturas apresentadas e selecionará os vencedores. Os candidatos serão notificados dos resultados do processo de seleção em junho janeiro de 2019.

Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Regra geral, viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
2 de maio de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal