Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia27 de fevereiro de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Política de coesão da UE: Comissão anuncia o lançamento do concurso dos prémios REGIOSTARS 2023

A Comissão abre hoje a 16.ª edição do concurso de prémios REGIOSTARS, que recompensa os melhores projetos financiados anualmente ao abrigo da política de coesão.

União Europeia bandeira

Os beneficiários de todos os projetos financiados pela política de coesão são incentivados a apresentar as suas candidaturas em seis categorias temáticas: uma Europa competitiva e inteligente; uma Europa verde; uma Europa conectada; uma Europa social e inclusiva; uma Europa mais próxima dos cidadãos; e o tema do ano (Ano Europeu das Competências 2023).
A Comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, afirmou: «Congratulo-me com o facto de a 16.ª edição deste importante concurso estar agora aberta. Os Prémios REGIOSTARS mostram como os projetos da política de coesão local e regional são fundamentais para contribuir para as atuais grandes prioridades da UE para uma economia inteligente, ecológica e justa para todos. Com a categoria especial deste ano, queremos também recompensar projetos de excelência que contribuam para melhorar e requalificar a mão de obra europeia e, assim, dotar os nossos trabalhadores das competências necessárias para enfrentar os desafios que a Europa enfrenta atualmente. Encorajo os promotores de projetos de todas as regiões da UE a candidatarem-se ao concurso.»
O concurso estará aberto até 31 de maio de 2023 e o público terá a oportunidade de votar no seu finalista favorito para o «Prémio da Escolha Pública».
Os vencedores serão selecionados por um júri independente de peritos de alto nível. Os prémios serão anunciados durante a cerimónia REGIOSTARS em Ostrava, República Checa, em 16 de novembro de 2023.
Desde 2008, o REGIOSTARS atribui os melhores projetos financiados pela Coesão que demonstram excelência e novas abordagens em matéria de desenvolvimento regional. Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis aqui.

Informação detalhada

Data de publicação
27 de fevereiro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal