Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia9 de novembro de 2018Representação em Portugal1 min de leitura

Promoção do investimento em energia sustentável em África

A União Europeia e a União Africana lançaram uma plataforma de alto nível UE-África para o investimento em energia sustentável em África, por ocasião do Fórum de Investimento em África organizado pelo Banco Africano de Desenvolvimento e realizado em...

Aliança Europa Africa

No seu discurso sobre o Estado da União, o Presidente Jean-Claude Juncker anunciou a nova «Aliança África-Europa para investimentos e empregos sustentáveis», destinada a impulsionar substancialmente o investimento em África, reforçar o comércio, criar emprego e investir na educação e na aquisição de competências.

A plataforma de alto nível representa uma ação concreta no âmbito desta aliança para promover os investimentos estratégicos e reforçar o papel do setor privado.

Esta plataforma reúne operadores públicos, privados e financeiros e o meio académico de África e da Europa, que analisarão os desafios e os interesses estratégicos suscetíveis de acelerar o impacto, em especial em termos de crescimento sustentável e de emprego. A plataforma visa atrair e impulsionar investimentos privados responsáveis e sustentáveis com vista ao desenvolvimento da energia sustentável em África.

Um resultado concreto do evento de lançamento da plataforma de alto nível foi o anúncio de três vertentes de trabalho:

  1. a identificação de investimentos em energia com elevado impacto no crescimento e na criação de emprego;
  2. a análise dos riscos do investimento em energia e a apresentação de orientações políticas para a criação de um ambiente empresarial e de investimento sustentável;
  3. e, o reforço dos intercâmbios entre o setor privado africano e europeu.
Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
9 de novembro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal