Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia3 de março de 2020Representação em Portugal2 min de leitura

Proteção do ambiente e do clima são importantes para os cidadãos europeus

94 % dos cidadãos de todos os Estados-Membros da UE afirmam que a proteção do ambiente é importante a nível pessoal. Além disso, 91 % dos cidadãos afirmam que as alterações climáticas constituem um problema grave a nível da UE. De acordo com 83 % dos...

Campo de papoilas

Os resultados do Inquérito Eurobarómetro especial revelam que os inquiridos desejam que sejam envidados mais esforços para proteger o ambiente e consideram que essa responsabilidade deve ser partilhada pelas grandes empresas, pela indústria, pelos governos nacionais e pela UE, bem como pelos próprios cidadãos.

Os inquiridos consideram que as formas mais eficazes de resolver os problemas ambientais consistem em «mudar a forma como consumimos» e «mudar a forma como produzimos e comercializamos os produtos».

De acordo com as conclusões do inquérito, as três principais questões ambientais são:

  • as alterações climáticas;
  • a poluição atmosférica;
  • os resíduos.

Mais de três quartos (78 %) dos inquiridos consideram que as questões ambientais têm um efeito direto sobre o seu quotidiano e a sua saúde. Mais de oito em cada dez cidadãos manifestam-se preocupados com o impacto das substâncias químicas presentes nos produtos de uso quotidiano.

Reconhece-se que poderá ser necessário efetuar alterações fundamentais. Entre os mais de 27 000 inquiridos, existe um forte apoio a favor das medidas propostas para reduzir os resíduos de plástico e a sua deposição em espaços públicos.

As conclusões mostram também que os cidadãos consideram que:

  • os produtos devem ser concebidos de forma a facilitar a reciclagem do plástico;
  • que a indústria e os vendedores a retalho devem procurar reduzir as embalagens de plástico;
  • que devem ser realizadas ações educativas para ensinar às pessoas como reduzir os seus resíduos de plástico;
  • e que as autoridades locais devem colocar à disposição das pessoas mais e melhores infraestruturas de recolha de resíduos de plástico.

O inquérito examinou ainda as atitudes dos inquiridos no que respeita à indústria do vestuário, tendo detetado elevados níveis de preocupação relativamente às questões ambientais e às condições de trabalho neste setor.

Segundo os inquiridos, as peças de vestuário deveriam durar mais tempo e ser fabricadas a partir de materiais recicláveis.

Por último, os inquiridos manifestaram o seu apoio relativamente a outras medidas, tais como investimento na investigação e desenvolvimento, uma maior atividade de informação e educação, incentivos às empresas a fim de que invistam em atividades sustentáveis e um controlo legislativo mais rigoroso.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
3 de março de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal