Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia6 de julho de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Relatório de prospetiva estratégica de 2023: a sustentabilidade e o bem-estar no centro da autonomia estratégica aberta da UE

painéis solares

A Comissão Europeia apresentou hoje o seu relatório de prospetiva estratégica de 2023, no qual procura determinar o que fazer para colocar a «sustentabilidade e o bem-estar das pessoas no centro da autonomia estratégica aberta da Europa» e sugere medidas concretas para alcançar este objetivo.

A UE está a levar a cabo um ambicioso processo de transição a fim de, nas próximas décadas, alcançar a neutralidade climática e a sustentabilidade ambiental. Esta transição para a sustentabilidade será essencial para reforçar a autonomia estratégica aberta da UE, assegurar a sua competitividade a longo prazo, preservar o modelo europeu de economia social de mercado e consolidar a sua posição de liderança mundial no âmbito da nova economia com impacto neutro no clima.

Para ser bem-sucedida, a UE terá de enfrentar diversos desafios e tomar decisões que transformarão as nossas sociedades e economias a um ritmo e a uma escala sem precedentes.

Mais informações no comunicado de imprensa, no documento com perguntas e respostas. e na ficha informativa.

Informação detalhada

Data de publicação
6 de julho de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal