Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia24 de agosto de 2022Representação em Portugal5 min de leitura

Summer CEmp 2022 arranca a 27 de agosto na Ribeira Grande, Açores

A quinta edição do Summer CEmp,a escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, começa no sábado, dia 27 de agosto, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Summer CEmp

Durante quatro dias, 40 jovens universitários de todo o país vão debater de forma prática e abrangente o projeto europeu com um conjunto diverso de personalidades que inclui nomes como Tiago Antunes e Bernardo Ivo Cruz (secretários de estado dos assuntos europeus e da internacionalização), José Manuel Durão Barroso (ex-presidente da Comissão Europeia e presidente da Aliança Global para as Vacinas – GAVI), Isabel Estrada Carvalhais e Lídia Pereira (eurodeputadas), Tiago Pitta e Cunha (presidente da Fundação Oceano Azul), António Saraiva (presidente da Confederação Empresarial de Portugal), Francisco Ferreira (presidente da associação ambientalista Zero) e a fadista Katia Guerreiro.

Acolhidos pela Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, que também faz parte do naipe de oradores, estes convidados integram um conjunto de aproximadamente oito dezenas de oradores, moderadores e mentores que animarão as discussões e entre os quais se encontram ainda Ana Paula Zacarias (embaixadora de Portugal nas Nações Unidas), João Aguiar Machado (embaixador da União Europeia junto da Organização Mundial do Comércio), Pedro Lourtie (Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia) e Fernando Frutuoso de Melo (chefe da Casa Civil do Presidente da República), além de académicos, jornalistas, pescadores, agricultores, artistas, empreendedores e outros perfis diversos.

Esta edição da escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal tem lugar de 27 a 30 de agosto na Ribeira Grande, e conta com a colaboração do Governo dos Açores, da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação. O programa e a lista de participantes podem ser consultados na brochura online.

À semelhança das anteriores edições do Summer CEmp, a comunidade local é parte ativa do evento e existem vários momentos abertos à participação do público: o Desfile de Bandeiras, no dia 27 de agosto, com ponto de encontro às 17h45 no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, seguido de diálogos sobre os 35 anos do programa Erasmus na Praça do Emigrante; e a atuação de Katia Guerreiro e do grupo Musica Nostra, no momento Sunset, que terá lugar no dia 29 de agosto, às 19h30, no Largo Hintze Ribeiro.

O programa do Summer CEmp é aberto à imprensa, embora algumas sessões possam decorrer em regime off the record, de acordo com a indicação dada pelos oradores no local. Para credenciação e qualquer outra questão sobre cobertura da iniciativa, contactar a assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal: Daniel Rosário – daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu), 936 540 378 e Rita Fortunato Baptista – rita [dot] fortunato-baptistaatec [dot] europa [dot] eu (rita[dot]fortunato-baptista[at]ec[dot]europa[dot]eu), 966 822 590.

Acompanhe e participe no debate online com o hashtag oficial #SummerCEmp. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar o Summer CEmp ao minuto no Twitter, no Instagram e no Facebook.

 

Contexto

O Summer CEmp decorre em localidades históricas de Portugal, colocando no centro do debate a história, as oportunidades e os desafios concretos dessas comunidades no contexto europeu. No ano em que se celebra o Ano Europeu da Juventude e os 35 anos do programa Erasmus, o Summer CEmp vai para o concelho mais jovem de Portugal, a Ribeira Grande, numa região ultraperiférica, após quatro edições a percorrer o interior do país: Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019) e Alcoutim (2021).

Os 40 participantes da edição deste ano foram selecionados de entre um conjunto de mais de 300 candidaturas, constituindo um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do projeto europeu.

A edição deste ano vai incluir a análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar a geração jovem em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia. O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior tem a oportunidade de refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da localidade anfitriã, de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local), de forma aberta e concreta, sobre o futuro do projeto europeu e de aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em temas muito diversos.

 

Summer CEmp 2022

Quando? A 5ª edição do Summer CEmp acontece de 27 a 30 de agosto de 2022.

Onde? Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores. Num cenário inspirador, o debate sobre a União Europeia faz-se em articulação com o património cultural e natural da localidade que o acolhe.

O quê? Quatro dias de programa intensivo composto por conversas diretas com oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas, artistas, entre outros – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.

Para quem? Estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2021/2022, com idade até 30 anos completados até 31 de dezembro de 2022. A formação na área das relações internacionais, ciência política, assuntos europeus, comunicação e jornalismo é incentivada, mas podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. De todas as candidaturas válidas, é selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do projeto europeu, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo. A participação é gratuita.

Em que idioma?  O programa decorre maioritariamente em português, sendo indispensável o domínio deste idioma. Algumas sessões podem decorrer noutras línguas, nomeadamente inglês e espanhol, sem interpretação.

Mais informação:

Informação detalhada

Data de publicação
24 de agosto de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal