Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia10 de novembro de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

UE coordena mais seis voos humanitários para Gaza

Visit of Janez Lenarčič, European Commissioner, to the Ostende airport for the upload of a humanitarian cargo to Gaza

A UE continua a trabalhar em permanência para canalizar ajuda humanitária para Gaza. Estão agora previstos para os próximos dias mais seis voos humanitários da ponte aérea da UE.

Destes, dois voos com origem em Brindisi, Itália, deverão partir entre hoje e amanhã, transportando 55 toneladas de artigos doados pela UE ao Programa Alimentar Mundial. A carga inclui artigos logísticos, como uma unidade de armazenamento móvel, artigos da cadeia de frio e outros fornecimentos que aumentarão a capacidade das organizações humanitárias para assegurar uma resposta mais eficiente às pessoas em Gaza.

Outros três voos deverão partir na próxima semana de Bucareste com material de abrigo, como tendas e colchões, doado pela Roménia. Mais um voo partirá de Ostende (Bélgica) ainda este mês, transportando bens com origem nas agências das Nações Unidas e outros parceiros humanitários.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «A União Europeia sempre foi o maior doador internacional a favor do povo palestiniano. Continuamos empenhados nas necessidades humanitárias da população de Gaza. É por esta razão que estamos a organizar mais voos de ajuda para auxiliar o maior número possível de civis. Oito voos com material essencial já chegaram ao Egito, estando previstos mais seis para os próximos dias. Ao mesmo tempo, estamos a trabalhar em rotas complementares, como um corredor marítimo.»

O número total de voos da ponte aérea da UE ao longo das últimas semanas elevar-se-á a 14, com mais de 550 toneladas de ajuda de emergência transportadas para o Egito a favor das pessoas em Gaza, para serem rapidamente transferidas através do posto de passagem de fronteira de Rafa.

Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
10 de novembro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal