A Comissão Europeia está a mobilizar apoio a Portugal no combate a um incêndio florestal perto da Ribeira Brava, na ilha da Madeira. Na sequência da ativação, por Portugal, do Mecanismo de Proteção Civil da UE ontem à noite, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE) da Comissão coordenou imediatamente o destacamento de dois aviões Canadair de combate a incêndios da rescEU, que chegarão hoje de Espanha à Madeira. Estas aeronaves ajudarão as autoridades locais a combater os incêndios, prestando apoio aéreo essencial tendo em conta as condições difíceis. O sistema de emergência por satélite Copernicus também foi ativado para fornecer mapas às autoridades locais.
A Comissão Europeia está a acompanhar de perto a situação e está preparada para enviar recursos adicionais, se necessário. Esta mobilização destaca o papel vital do Mecanismo de Proteção Civil para assegurar uma resposta europeia unificada às catástrofes naturais, sublinhando o compromisso da UE na solidariedade para com os seus Estados-Membros durante as crises.
Antecipando a época de incêndios deste ano, a UE reforçou as suas capacidades rescEU e da Reserva Europeia de Proteção Civil, incluindo agora 28 aviões e 4 helicópteros em 10 Estados-Membros. Além disso, mais de 560 bombeiros de 12 países foram pré-posicionados em toda a Europa, dispostos a prestar assistência às corporações de bombeiros locais quando necessário.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 22 de agosto de 2024
- Autor/Autora
- Representação em Portugal