NextGenerationEU: investir no futuro de Portugal
O NextGenerationEU é um instrumento concebido pela União Europeia (UE) para impulsionar a recuperação económica e social em todos os países da União como resposta aos efeitos da pandemia. Em Portugal, o NextGenerationEU teve expressão através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do qual o país beneficia de 22,2 mil milhões de euros até 2026 para reforçar a sua economia, modernizar infraestruturas, criar emprego e enfrentar os desafios sociais e ambientais atuais.
O NextGenerationEU é o maior pacote de incentivos alguma vez lançado na UE e está a contribuir para construir um novo modelo de crescimento sustentável. Por toda a Europa, várias iniciativas financiadas por este instrumento já foram concluídas, enquanto muitas outras continuam em desenvolvimento. Para dar visibilidade a este impacto concreto na vida dos cidadãos europeus, a Representação da Comissão Europeia em Portugal lança uma campanha de comunicação que destaca projetos concretos que ilustram de forma tangível os benefícios deste financiamento europeu. Em Portugal, as iniciativas aqui divulgadas têm um impacto significativo a nível nacional e respondem a desafios atuais, como a melhoria da acessibilidade a estruturas sociais (creches), a prevenção e combate aos incêndios florestais e a promoção de emprego e da mobilidade sustentável. Através dos testemunhos na primeira pessoa dos beneficiários de cada um dos projetos, pretende-se evidenciar os benefícios tangíveis do financiamento do NextGenerationEU em Portugal.

Creche da Santa Casa da Misericórdia do Fundão: mais vagas, mais apoio às famílias
No Fundão, a renovação e ampliação da creche da Santa Casa da Misericórdia foi um fator de mudança para as famílias locais. Com um investimento de 300 mil euros, financiado pelo NextGenerationEU e enquadrado nos 54 milhões de euros destinados para apoio a creches, o projeto aumentou a capacidade da creche e do infantário, criando nove postos de trabalho adicionais e aumentando o número de vagas para 122 crianças.

Além do impacto positivo nas famílias da região, este projeto contribui para a economia local ao proporcionar novas oportunidades de emprego. Vanessa Coluna e Luís Fernandes, pais do Luca, partilharam o que sentiram: “a renovação da creche foi um grande alívio para as famílias”.
Esta iniciativa faz parte do apoio de 590 milhões de euros do NextGenerationEU para a renovação e expansão de instalações de serviços sociais do NextGenerationEU, que permitiu, neste caso, que as famílias portuguesas tenham acesso a cuidados sociais de qualidade. Ao dar resposta a uma escassez crítica de espaços em creches, este projeto não só beneficia a comunidade local, como também reforça o compromisso de Portugal em melhorar a educação na primeira infância.
Stellantis: impulsionar a transição verde
Na fábrica da Stellantis, em Mangualde, o financiamento do NextGenerationEU está a garantir o futuro da indústria automóvel. Dos 59 milhões de euros investidos no programa de inovação empresarial na Agenda GreenAuto, 10 milhõesde euros foram atribuídos à fábrica da Stellantis, o que permitiu a criação de uma nova linha de montagem de baterias e, pela primeira vez, a produção de veículos 100% elétricos em Portugal.


Conseguimos produzir veículos elétricos, criar postos de trabalho e desenvolver a economia na região.
Ricardo Rodrigues, Referente de Produção na Stellantis Mangualde, refletiu sobre o impacto do projeto: “conseguimos produzir veículos elétricos, criar postos de trabalho e desenvolver a economia na região”. Um passo crucial na transição de Portugal para uma economia mais ecológica e sustentável que promove a inovação, cria empregos e estimula o crescimento futuro.
Projetos como este, beneficiários do apoio do NextGenerationEU em mais de 500 milhões de euros para agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, fortalecem a indústria automóvel europeia enquadrada numa economia sustentável. O investimento em novas tecnologias na fábrica da Stellantis em Mangualde contribui para o objetivo de longo prazo de reduzir as emissões e posicionar Portugal como líder na produção de veículos elétricos.
Força Aérea Portuguesa: reforçar o combate aos incêndios florestais
O financiamento do NextGenerationEU está a reforçar a capacidade de Portugal no combate aos incêndios florestais, uma ameaça crescente nas zonas rurais, mas presente a nível nacional. Com um investimento de 70 milhões de euros no âmbito do pacote de 615 milhões de euros do NextGenerationEU para o combate aos incêndios e a proteção das florestas, Portugal adquiriu aeronaves de combate a incêndios para a Força Aérea Portuguesa. Estas aeronaves já estão a ser utilizadas para coordenar e apoiar os esforços de supressão de incêndios, estando prevista a entrega de ainda mais helicópteros até 2026.

O Capitão Pedro Bola, da Força Aérea Portuguesa, sublinhou a importância deste apoio: “o combate aos incêndios é agora mais seguro e mais eficaz”. Com o investimento europeu, Portugal está a reforçar o seu compromisso com a prevenção de catástrofes e a sustentabilidade ambiental. Estes novos meios aéreos reforçam as capacidades nacionais, melhorando os tempos de resposta e a eficácia global na gestão e mitigação dos incêndios florestais em todo o país.
Mapa interativo de projetos apoiados
Explore os projetos apoiados pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência em Portugal neste mapa interativo:
Mais informação
NextGenerationEU: por uma Europa mais forte e mais resiliente.
Plano de Recuperação para a Europa.
Conheça melhor o PRR com este country snapshot.
Para mais informações, visite o site Recovery and Resilience Scoreboard (europa.eu)