Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal

#aEUROPAnaESCOLA – Formação para Professores

O projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores

No dia 9 de maio de 2019, a Comissão Europeia apresentou em Sibiu recomendações políticas sobre o futuro da Europa e sugestões para uma comunicação eficaz sobre decisões coletivas, entre outras:

• o reconhecimento de que reforçar a Comunicação da UE ao serviço dos cidadãos e da democracia é uma responsabilidade partilhada entre a UE e os Estados-Membros.

• a promoção conjunta “… do ensino e da aprendizagem sobre a UE em todos os níveis de ensino, a fim de reforçar os conhecimentos dos alunos sobre a União Europeia, os seus valores, o seu funcionamento e os seus domínios de atividade…” e estabelecimento de “…parcerias com as instituições de ensino a nível nacional e regional, a fim de assegurar que a educação cívica europeia passe a integrar a aprendizagem formal”.

A Representação da Comissão Europeia, através do “Espaço Público Europeu” e da sua rede de “Centros de Informação Europe Direct”, e outros atores nacionais, nomeadamente, a Direção-Geral de Educação e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), já organizam várias iniciativas com o objetivo de promover o conhecimento sobre a União Europeia junto do público em geral e, em particular, junto da comunidade escolar. Estas iniciativas incluem apresentações às escolas, concursos escolares, participação em projetos europeus, atividades pedagógicas, eventos, aulas e cursos de formação para docentes, entre outras.

Também o Programa Erasmus+ da Comissão Europeia tem contribuído, significativamente, para este desígnio, abrangendo instituições de educação de todos os níveis de ensino, procurando fomentar a cooperação e mobilidade transnacional. O programa contribui para a qualidade da educação, reforça a sua dimensão europeia, fortalece as instituições participantes e contribui para melhorar o nível de competências dos diferentes intervenientes no processo.

 

O projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Agência Nacional Erasmus+, procura num momento particularmente importante para o projeto Europeu, simplificar o acesso a conteúdos pedagógicos de qualidade sobre a UE, conferindo-lhes visibilidade e utilidade. 

Conhecer melhor as matérias ligadas à União Europeia, a sua História, o seu funcionamento, os papéis e competências respetivos da União e dos Estados-Membros ajuda a melhor compreender os valores e os direitos fundamentais na UE e contribui para uma cidadania europeia ativa.

A Comissão Europeia já disponibiliza o sítio web “espaço de aprendizagem” onde reúne materiais, documentos, vídeos, jogos e outros recursos sobre a União Europeia. Este espaço está especificamente direcionado para professores/as e alunos/as.

Para apoiar os docentes a trabalhar a multiplicidade de recursos existentes, nomeadamente no sítio web “espaço de aprendizagem”, desenvolvemos toolkits, prontos a utilizar, que procuram articular os temas da UE com os curricula e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no sistema de ensino português.

Adicionalmente, são organizadas ações de formação para apoiar os professores na utilização dos materiais existentes.

Ajude-nos a desenvolver o projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores e contribua para a educação cívica europeia para que sejamos cada vez mais a sentirmo-nos Europeus.

Quer saber mais sobre o que faz a UE no domínio da Educação e Formação?

Toolkits

Blocos temáticos

Formação

Estão encerradas as inscrições para a Ação de Curta Duração “Europa na Escola – Formação para Professores”. As inscrições decorreram até ao dia 13 de fevereiro no Portal de Educação da Direção Geral de Educação.

 

Critérios de seleção: docentes

Para ser certificado, o formando tem que estar presente na totalidade das horas de formação, de acordo com o horário que consta no cronograma.

Não serão selecionados formandos que já tenham sido certificados em edições anteriores.

A ação de formação de curta duração tem um caráter tutorial e visa apoiar os docentes na utilização de guias, um para cada nível de ensino, criados com base em recursos e ferramentas sobre a União Europeia como o Espaço de Aprendizagem.

Os candidatos poderão escolher entre as cinco ações disponíveis, programadas para março de 2023. A formação decorrerá à distância (síncrona) e cada ação terá uma duração total de seis horas, repartidas por dois dias.

O projeto “A Europa na Escola-Formação para Professores” é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral de Educação e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

O objetivo da formação é promover o conhecimento sobre a União Europeia e capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades de educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios da Cidadania e Desenvolvimento.

 

Turma 1

04/03/2023 (09h30 às 12h30) e

11/03/2023 (09h30 às 12h30)

Turma 2

07/03/2023 (18h00 às 21h00) e

14/03/2023 (18h00 às 21h00)

Turma 3

08/03/2023 (18h00 às 21h00) e

15/03/2023 (18h00 às 21h00)

Turma 4

21/03/2023 (18h00 às 21h00) e

28/03/2023 (18h00 às 21h00)

Turma 5

22/03/2023 (18h00 às 21h00) e

29/03/2023 (18h00 às 21h00)

Contacto

informacaoataeuropanaescola [dot] eu (subject: , body: ) (informacao[at]aeuropanaescola[dot]eu)

Parceiros

CIEJD

Mais informação aqui.

Europe Direct

Mais informação aqui.

dge.mec

Mais informação aqui.