
O projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para Professores tem como objetivo simplificar o acesso a conteúdos pedagógicos de qualidade sobre a UE, conferindo-lhes visibilidade e utilidade.
Para apoiar os docentes a trabalhar a multiplicidade de recursos existentes sobre a União Europeia, foram desenvolvidos vários mapas de aula prontos a utilizar, que procuram articular os temas da UE com os curricula portugueses.
Disponibilizamos também um fórum para que possam colaborar no desenvolvimento do projeto, através de sugestões, comentários, partilha de práticas pedagógicas, entre outras.
O projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores
No dia 9 de maio de 2019, a Comissão Europeia apresentou em Sibiu recomendações políticas sobre o futuro da Europa e sugestões para uma comunicação eficaz sobre decisões coletivas, entre outras:
• o reconhecimento de que reforçar a Comunicação da UE ao serviço dos cidadãos e da democracia é uma responsabilidade partilhada entre a UE e os Estados-Membros.
• a promoção conjunta “… do ensino e da aprendizagem sobre a UE em todos os níveis de ensino, a fim de reforçar os conhecimentos dos alunos sobre a União Europeia, os seus valores, o seu funcionamento e os seus domínios de atividade…” e estabelecimento de “…parcerias com as instituições de ensino a nível nacional e regional, a fim de assegurar que a educação cívica europeia passe a integrar a aprendizagem formal”.
A Representação da Comissão Europeia, através do “Espaço Público Europeu” e da sua rede de “Centros de Informação Europe Direct”, e outros atores nacionais, nomeadamente, a Direção-Geral de Educação e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), já organizam várias iniciativas com o objetivo de promover o conhecimento sobre a União Europeia junto do público em geral e, em particular, junto da comunidade escolar. Estas iniciativas incluem apresentações às escolas, concursos escolares, participação em projetos europeus, atividades pedagógicas, eventos, aulas e cursos de formação para docentes, entre outras.
Também o Programa Erasmus+ da Comissão Europeia tem contribuído, significativamente, para este desígnio, abrangendo instituições de educação de todos os níveis de ensino, procurando fomentar a cooperação e mobilidade transnacional. O programa contribui para a qualidade da educação, reforça a sua dimensão europeia, fortalece as instituições participantes e contribui para melhorar o nível de competências dos diferentes intervenientes no processo.
O projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Agência Nacional Erasmus+, procura num momento particularmente importante para o projeto Europeu, simplificar o acesso a conteúdos pedagógicos de qualidade sobre a UE, conferindo-lhes visibilidade e utilidade.
Conhecer melhor as matérias ligadas à União Europeia, a sua História, o seu funcionamento, os papéis e competências respetivos da União e dos Estados-Membros ajuda a melhor compreender os valores e os direitos fundamentais na UE e contribui para uma cidadania europeia ativa.
A Comissão Europeia já disponibiliza o sítio web “espaço de aprendizagem” onde reúne materiais, documentos, vídeos, jogos e outros recursos sobre a União Europeia. Este espaço está especificamente direcionado para professores/as e alunos/as.
Para apoiar os docentes a trabalhar a multiplicidade de recursos existentes, nomeadamente no sítio web “espaço de aprendizagem”, desenvolvemos toolkits, prontos a utilizar, que procuram articular os temas da UE com os curricula e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no sistema de ensino português.
Adicionalmente, são organizadas ações de formação para apoiar os professores na utilização dos materiais existentes.
Ajude-nos a desenvolver o projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores e contribua para a educação cívica europeia para que sejamos cada vez mais a sentirmo-nos Europeus.
Quer saber mais sobre o que faz a UE no domínio da Educação e Formação?
Toolkits

Os toolkits são conjuntos de mapas de aula sobre a UE, prontos a serem explorados em sala de aula, que utilizam os recursos existentes no sítio web “Espaço de Aprendizagem” da UE.
Estes ToolKits serão um apoio a professores/as de qualquer nível de ensino, na exploração de recursos para abordar os domínios da componente curricular “Cidadania e Desenvolvimento”, e outras componentes curriculares, pela construção de pontes com assuntos da União Europeia, e desenvolvendo competências de participação democrática, no contexto formal de aprendizagens.
O significado de ser cidadã/o europeia/eu é traduzido nos direitos e compromissos veiculados na formação das crianças e jovens, de modo que no futuro sejam adulta/o(s) autónoma/o(s), solidária/o(s), com uma conduta cívica responsável, que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pela/o(s) outra/o(s), com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.
Os toolkits apresentam possibilidades de desenvolvimento na zona de aprendizagens holísticas concorrentes para o Perfil de Aluno esperado à saída da escolaridade obrigatória.
Os toolkits pretendem ajudar a:
• Conhecer assuntos relativos à União Europeia (História, instituições europeias e respetivo funcionamento, papéis e competências da UE e dos Estados-Membros, etc.)
• Compreender os valores e os direitos fundamentais na UE (e.g., Direitos Humanos, Interculturalidade, Igualdade de Géneros, Desenvolvimento Sustentável, saúde, segurança, proteção, acessibilidade, bem-estar, atividade física, lazer, ...)
• Identificar situações de cidadania europeia, através de exemplos concretos de iniciativas, comportamentos individuais ou coletivos
• Pontuar benefícios do envolvimento com instituições ou agências da União Europeia (ao nível político, económico, cultural, tecnológico, das artes, meios de comunicação, etc.)
• Identificar-se com os valores da UE e sentir-se parte da comunidade a partir da Escola
• Discutir acerca da importância do envolvimento da sociedade civil (e da escola) na elaboração das políticas públicas da União Europeia
• Assumir-se como participante ativo/a na tomada de decisões para o bem comum
• Explorar programas e oportunidades para estudar, trabalhar ou fazer voluntariado na União Europeia.
Os toolkits “prontos a utilizar” serão possíveis de manusear, com flexibilidade, reservando a cada docente autonomia para gerir o seu currículo criativamente, procedendo a uma mais ou menos estreita relação entre componentes da disciplina que leciona, da educação para a cidadania e questões de dimensão europeia.
Com base em princípios pedagógicos consubstanciados nas diretivas do sistema educativo português, as propostas de formação para a cidadania e desenvolvimento em temas da UE, preconizam:
▻ acompanhar o trabalho pedagógico a partir da experiência de utilização dos toolkits, recolhendo evidência do desenvolvimento das competências de cidadania de aluno/a(s) e o feedback do/a(s) utilizadores/as para melhoria dos toolkits
▻ envolver os docentes em grupos de partilha e reflexão e levar a cabo iniciativas de cidadania, participação e extensão cultural ao nível da União Europeia.
▻ sistematizar os toolkits, com vista a co-construir guias de educação para a cidadania europeia escaláveis e extensivos à integração curricular para a construção das aprendizagens essenciais baseadas no perfil humanista do/a(s) aluno/a(s).
▻ alcançar o reconhecimento da educação de elevada qualidade, responsiva às necessidades atuais do/a(s) aluno/a(s), nas suas idiossincrasias, e da sociedade local, regional, nacional, europeia e internacional.
▻ criar novas oportunidades e motivar professores/professoras e estudantes a integrar a Europa nos projetos de vida académica, profissional, de voluntariado ou cooperação.
Blocos temáticos
À descoberta da UE
“a construção europeia, os Estados-Membros, os alargamentos; as Instituições Europeias e o processo de decisão europeu; os Direitos dos/as cidadãos/cidadãs europeus/europeias; como se envolver no processo de construção da UE; o impacto das políticas da UE, no dia-a-dia, em Portugal, na UE e no Mundo; os programas e oportunidades da UE para os jovens (Erasmus+ – mobilidade, Corpo Europeu de Solidariedade, Voluntariado, Garantia Jovem etc.).”
Módulo A - O que é a União Europeia?
1º Ciclo
AULA A1 - Distinguir Europa de União Europeia
AULA A2 - Distinguir Europa de União Europeia / Conhecer o número de Estados pertencentes à UE
AULA A3 - Identificar alguns países da União Europeia a partir das suas bandeiras e capitais
AULA A5 - Reconhecer os símbolos da União Europeia
2º Ciclo
AULAS A1 e A2 - Distinguir Europa de União Europeia
AULA A4 - Reconhecer os símbolos da União Europeia
AULA A5 - Avaliar o papel da UE na promoção de valores democráticos
3º Ciclo
AULA A1 - Distinguir Europa de União Europeia
Secundário
AULA A1 - Distinguir Europa de União Europeia
Módulo B - Como se construiu a União Europeia?
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Módulo C - Quais são as principais Instituições da União Europeia?
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Módulo D - Quem são os fundadores da UE? Que figuras famosas europeias conheces?
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Módulo E - Quais são os direitos e deveres da cidadania europeia?
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Módulo F - O que faz a União Europeia por mim?
EM FALTA
EUROPA Viver + digital
EUROPA Viver + Sustentável
Formação
Estão encerradas as inscrições para a Ação de Curta Duração “Europa na Escola – Formação para Professores”. As inscrições decorreram até ao dia 13 de fevereiro no Portal de Educação da Direção Geral de Educação.
Critérios de seleção: docentes
Para ser certificado, o formando tem que estar presente na totalidade das horas de formação, de acordo com o horário que consta no cronograma.
Não serão selecionados formandos que já tenham sido certificados em edições anteriores.
A ação de formação de curta duração tem um caráter tutorial e visa apoiar os docentes na utilização de guias, um para cada nível de ensino, criados com base em recursos e ferramentas sobre a União Europeia como o Espaço de Aprendizagem.
Os candidatos poderão escolher entre as cinco ações disponíveis, programadas para março de 2023. A formação decorrerá à distância (síncrona) e cada ação terá uma duração total de seis horas, repartidas por dois dias.
O projeto “A Europa na Escola-Formação para Professores” é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral de Educação e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
O objetivo da formação é promover o conhecimento sobre a União Europeia e capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades de educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios da Cidadania e Desenvolvimento.
Turma 1
04/03/2023 (09h30 às 12h30) e
11/03/2023 (09h30 às 12h30)
Turma 2
07/03/2023 (18h00 às 21h00) e
14/03/2023 (18h00 às 21h00)
Turma 3
08/03/2023 (18h00 às 21h00) e
15/03/2023 (18h00 às 21h00)
Turma 4
21/03/2023 (18h00 às 21h00) e
28/03/2023 (18h00 às 21h00)
Turma 5
22/03/2023 (18h00 às 21h00) e
29/03/2023 (18h00 às 21h00)