Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Moedas de Euro ©UE
Politica económica

europeia e Portugal

Resposta económica à Covid-19

A recuperação do impacto socioeconómico da pandemia da COVID-19 reveste-se de especial importância em Portugal, dada o peso elevado do setor do turismo na economia.

A União Europeia está a dar resposta à crise do coronavírus através de um pacote de recuperação de 2 mil milhões de euros, constituído pelo próximo orçamento anual, o Quadro Financeiro Plurianual (QFP), e pelo instrumento temporário de recuperação, o Next Generation EU (NGEU), e em particular através do seu Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR).

O NGEU é o maior pacote alguma vez financiado através do orçamento da União Europeia, contribuindo para uma recuperação económica sustentável, em linha com os princípios do Pacto Ecológico Europeu – entre os quais a neutralidade carbónica, a transição justa, a circularidade e a biodiversidade - e a aceleração da transição digital da economia europeia. 

A política da União Europeia inclui vários instrumentos tanto a curto como a médio prazo para contribuir para a recuperação económica e enfrentar os problemas sociais causados pela pandemia. Neste quadro, Portugal beneficia de importantes apoios em várias áreas como: a formação profissional, a digitalização da economia, a adoção de processos industriais mais amigos do ambiente, o desenvolvimento regional, novas valências para o serviço nacional de saúde, construção de habitação social, apoio temporário ao emprego, e a capitalização das empresas.

Está muito claro entre os Estados-membros e a Comissão que estamos a desenhar planos de recuperação que serão nacionais, concebidos individualmente, mas que respeitam e implementam as nossas visões comuns: o Pacto Ecológico Europeu e a digitalização. É isso que possibilitará a modernização de que precisamos para conseguirmos sair da crise mais fortes do que quando entrámos.

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

O Orçamento da UE

O orçamento plurianual da União Europeia abrange normalmente um período de sete anos e é designado por Quadro Financeiro Plurianual (QFP). O orçamento é inicialmente proposto pela Comissão Europeia, sendo depois negociado e acordado pelos colegisladores: o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu.

O QFP é um instrumento central para a execução das políticas comunitárias. O orçamento para o período 2021-2027 ascende a 1211 mil milhões de euros, incluindo o pacote temporário NGEU de 807 mil milhões de euros para ajudar a reparar os danos económicos e sociais causados pela COVID-19 e relançar o crescimento económico.

A contribuição de cada Estado-Membro para o orçamento da UE é calculada de forma equitativa em função dos seus recursos. Quanto maior for a economia do país, mais este pagará (e vice-versa). A política regional envolve uma redistribuição de recursos a favor das regiões menos desenvolvidas.

O Orçamento da UE para Portugal

O Semestre Europeu

O Semestre Europeu é um ciclo anual de coordenação das políticas económicas, orçamentais e sociais na União Europeia. Faz parte do enquadramento da governação económica da União Europeia no qual os Estados-Membros procedem ao alinhamento das suas políticas orçamentais e económicas de acordo com as regras da União Europeia. Na sequência da proclamação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, o Semestre Europeu proporciona igualmente um quadro para a coordenação e o acompanhamento dos esforços dos Estados-Membros com vista à concretização dos princípios e direitos estabelecidos no pilar.

Para os próximos anos, o Semestre Europeu foi adaptado para ter em conta a criação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. A implementação dos planos de recuperação e resiliência dos Estados-Membros irá impulsionar a agenda nacional de reformas e investimentos nos próximos anos. O Semestre Europeu, com o seu âmbito mais alargado e supervisão multilateral, irá complementar a implementação dos planos nacionais de recuperação e resiliência, levando em conta a complementaridade entre os vários instrumentos comunitários e os orçamentos nacionais desta forma favorecendo sinergias e evitando duplicações.

Pacto de Estabilidade e Crescimento

O Semestre Europeu

O Semestre Europeu para Portugal

Alterações ao ciclo do Semestre Europeu de 2021

Mecanismo de Recuperação e Resiliência

União Económica e Monetária