Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Conferências e cimeiras

AgriJovem 2023: iniciativa inédita dirigida a jovens estudantes com aspirações profissionais na agricultura

A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza no dia 13 de outubro, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, uma iniciativa inédita dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola.

Durante um dia inteiro, um grupo de 40 estudantes do ensino superior em Portugal (selecionados entre as mais de 100 candidaturas recebidas) terá a oportunidade de participar em conversas e sessões práticas com vários protagonistas da politica agrícola nacional e europeia, da academiaagricultores com experiência do setor e jovens agricultores em início de atividade - ver programa. O objetivo é promover uma partilha de experiências que permita aos participantes enriquecer o seu percurso académico e profissional, de uma forma mais consciente e informada sobre os desafios e oportunidades do setor.

Esta iniciativa da Representação da Comissão em Portugal insere-se no “diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE”, anunciado pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no seu recente discurso sobre o Estado da União.

O evento tem início às 9h15, com uma intervenção da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e encerra às 16h45 com a participação do Secretário de Estado da AgriculturaGonçalo Caleia Rodrigues. A sessão de abertura e o encerramento serão abertos à imprensa (para mais informações, contactar Daniel Rosário: daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu); 936 540 378).

Com a colaboração da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGAR) - Rede Rural Nacional, o programa procurará promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular para a razão de ser da Politica Agrícola Comum (PAC) e da Estratégia “do Prado ao Prato”, do Pacto Ecológico Europeu. Desde solos saudáveis, bem-estar animal, novas técnicas genómicas e sistemas alimentares sustentáveis, ao conhecimento, inovação e novas tecnologias, passando pela competitividade e competências, os futuros profissionais do sector agrícola terão oportunidade de abordar todos estas temáticas durante o encontro.

No Ano Europeu das Competências, esta iniciativa irá sublinhar a relevância da aprendizagem ao longo da vida no setor agrícola e, em sentido mais lato, a importância da participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valores, tendo como pano de fundo as eleições europeias de 2024. Será também uma forma de contribuir para a concretização de um dos objetivos da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: colocar os cidadãos no coração da UE e reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

 

Contacto para questões relacionadas com o evento: Joana Cruz-Schilling, Joana [dot] cruz-schillingatec [dot] europa [dot] eu (Joana[dot]cruz-schilling[at]ec[dot]europa[dot]eu)
Contacto para questões relacionadas com a imprensa: Daniel Rosário: daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu)

Mais informação:

  • política agrícola | União Europeia
  • Sexta-feira, 13 de outubro de 2023, 09:00 - 17:00 (WEST)

Informação prática

Quando
Sexta-feira, 13 de outubro de 2023, 09:00 - 17:00 (WEST)
Onde
Instituto Superior de Agronomia, Lisboa
Línguas
português
Sítio Web
Página dedicada

Descrição